29 de janeiro de 2010

China criou «super-ministério» para a política de energia

O Governo chinês criou um super-ministério para coordenar melhor as estratégias e os planos de desenvolvimento na área da energia, anunciou hoje a imprensa oficial de Pequim.
A nova Comissão Nacional de Energia, constituída por 21 membros de vários ministérios e instituições estatais, entre os quais o banco central chinês, será dirigida pelo primeiro-ministro Wen Jiabao.
A criação daquela comissão «mostra que o Governo chinês elevou as questões da energia a um nível sem precedentes» e «poderá ajudar a China a usar melhor os seus recursos energéticos», disse um especialista do sector citado pelo jornal China Daily.

AreanaTejo implementa 1000 m2 de colectores solares

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AreanaTejo) concluiu os estudos de viabilidade para a instalação de sistemas de água quente solar em 18 equipamentos desportivos, distribuidos por 11 dos municípios associados. A instalação, que corresponde a mais de 1000 m2 de colectores solares, representa um investimento potencial superior a 600 mil euros.
A agência prevê que ainda no decorrer de 2010, sejam instalados sistemas solares térmicos em alguns destes equipamentos. Esta medida permite uma redução média de 56% das actuais necessidades energéticas dos equipamentos analisados e uma redução de 727 toneladas de CO2 por ano.

Chatron lança inovadora unidade solar de recuperação de energia

A nova unidade solar será usada nos sistemas de climatização para recuperar a temperatura do ar interior durante o processo de "renovação de ar" obrigatório por lei.
O produto é composto por um módulo recuperador de energia "de elevada eficiência capaz de recuperar até 90 por cento da energia térmica que irá ser enviada ao exterior".
A unidade tem como inovação o facto de poder funcionar "100% autónoma da rede eléctrica", já que os dois ventiladores desenvolvidos "são altamente eficientes e passíveis de serem alimentados a partir de um painel solar fotovoltaico de apenas 80W de potência".
A unidade poderá funcionar também durante a noite, com o recurso a bateria de acumulação de energia ou através da comutação directa para a rede eléctrica.

Despesas com isolamento dos edifícios serão incluídas nas deduções fiscais

A proposta do Orçamento do Estado para 2010, apresentada pelo governo, contempla o alargamento das deduções fiscais relacionadas com a melhoria do desempenho energético das habitações, sendo intenção do Executivo que as despesas com vidros duplos, por exemplo, passem a ser dedutíveis nos encargos fiscais dos contribuintes.
A versão preliminar da proposta de lei, "vem proceder a um alargamento destas deduções aos equipamentos e obras que contribuam para a melhoria das condições de comportamento térmico dos edifícios, de que serão exemplo a instalação de vidros duplos em habitações ou o isolamento de telhados", lê-se no documento.
O Governo refere que para "evitar abusos", vai haver uma regra indicando que "o aproveitamento de cada uma das deduções não pode ser feito pelos contribuintes mais do que uma vez por cada quatro anos".

Estratégia para as renováveis assentará na simplificação de processos

Simplificar è esta a palavra de ordem na estratégica que o Governo definiu para reforçar o recurso às energias renováveis durante este ano. A simplificação é algo que o executivo prevê quer no desenvolvimento de pequenas barragens quer na micro-geração de electricidade.
O relatório do Orçamento do Estado para 2010, de acordo com a versão preliminar, prevê a "simplificação do processo de identificação do potencial para a construção de mini-hídricas".
Também na microgeração, o Governo quer desburocratizar. "Será continuado o programa de microgeração, mantendo o aumento potência a adjudicar e adoptando medidas que ajudem a simplificar os procedimentos de registo", refere o relatório.

China vai fechar empresas com alto consumo de energia

O engenheiro-chefe e porta-voz do Ministério da Indústria e Informatização da China, Zhu Hongren, anunciou em Beijing que o país vai acelerar o processo de encerramento das empresas electrointensivas (com alto consumo de energia) com baixa capacidade de produção.
A reunião regular do Conselho de Estado da China, realizada dias atrás com representantes dos sectores siderúrgico, de energia eléctrica e de carvão, estabeleceu metas concretas sobre o encerramento das actividades de empresas do gênero. Ele disse que, para acelerar o processo, a China vai tomar uma série de medidas, incluindo controlar a demanda do mercado por produtos de alto consumo energético e alta emissão de poluentes, e aumentar o valor das multas às acções que violarem a lei.

Évora ganha projecto-piloto na área das redes inteligentes de energia

As redes inteligentes de energia, também conhecidas por 'smart grids' serão uma das prioridades do Governo em 2010, através do alargamento do projecto piloto lançado em 2009 e que abrange 600 lares.
Este conceito de 'smart grids', que permitirá testar desde funcionalidades avançadas de telegestão de energia até à capacidade de integração de micro-produção, passando pelo carregamento de veículos eléctricos e por uma nova forma de controlo da rede eléctrica, com grandes vantagens para os consumidores, serão implementadas em menor escala nas cidades de Cantanhede, Viana do Castelo e Lisboa.

Audi e-tron: Carga eléctrica


Está longe de ser a primeira proposta de um automóvel desportivo movido a electricidade, mas o Audi e-tron é demonstrativo do interesse dos grandes construtores em criar automóveis com garra recorrendo a esta tecnologia,
O e-tron utiliza dois motores eléctricos com uma potência combinada de 150 kW (o equivalente a 204 cv), enquanto o binário pode atingir o valor astronómico de 2650 NM.
Com o seu baixo peso, o e-tron consegue atingir os 100km/h em apenas 5,9 segundos, e uma velocidade máxima de 200 km/h. A Audi anuncia uma autonomia de 250 km, aproveitando a recuperação de energia da travagem, mas necessita de 11 horas para uma carga completa, ligado a uma tomada caseira.


Vancouver promete gerenciar carbono em "Olimpíada verde"

O Comitê Organizador da Olimpíada de Inverno de Vancouver (Vanoc) apresentou o Carbon Management Program, de forma que atletas, dirigentes e espectadores possam reduzir a emissão de carbono - antes, durante e depois da Olimpíada - e ajudem a diminuir a elevação da temperatura da Terra, que caracteriza o aquecimento global e prejudica geleiras e montanhas nevadas em todo o mundo.
Segundo o programa, mais do que realizar provas e distribuir medalhas, a Olimpíada de Inverno de 2010 terá a função de alertar ao mundo sobre o perigo das mudanças climáticas e mostrar que grandes eventos podem ser realizados com baixa emissão de gás carbônico.

Mercado das emissões de carbono não foi afectado pelo vazio do pós-Copenhaga

Um mês após o encerramento da cimeira de Copenhaga e dos prognósticos negros traçados pela ausência de um acordo para um novo quadro de redução de emissões pós-Quioto, não se confirmam as prespectivas negras que então se traçaram para a reacção do mercado de emissões de carbono e das empresas que nele participam.
Os especialistas asseguram que a ausência de acordo sobre um novo quadro de redução de emissões pós-Quioto não está a interferir na actividade das empresas europeias e as cotações de carbono deram razão aos pessimistas apenas nos dias imediatamente a seguir ao fim da conferência. A tonelada de carbono valorizou cerca de dois euros desde então, estando agora nos 14 euros.

Rock in Rio dá painéis solares

A Escola Cidade Castelo Branco venceu a etapa distrital do Concurso Rock In Rio Escola Solar, obtendo ainda um lugar de destaque a nível nacional.
Florinda Baptista, responsável pela elaboração do projecto, recorda que a proposta que apresentou passava por "realizar uma auditoria energética e ambiental às casas do bairro. Após a análise destes resultados, iríamos proceder à sensibilização dos moradores do bairro para a separação dos lixos e elaborar um projecto de eficiência energética".
Mas a grande aposta seria a construção de um jardim solar: "Aproveitando o grande número de espécies de plantas que existem no jardim da Escola e a grande dimensão do mesmo e considerando que este é o pulmão inserido no meio do bairro, sendo por isso um grande benefício ambiental para o mesmo, propusemos transformar o jardim num «Jardim Solar», instalando um painel solar como alimentador do sistema de rega gota-a-gota, uma fonte/chafariz de água solar e candeeiros solares.

Estudantes projectaram veículo solar

Três estudantes da Escola Básica Integrada de São Domingos, no concelho da Covilhã, receberam em Bruxelas, no Parlamento Europeu, o primeiro prémio de um concurso europeu sobre eficiência energética, ao qual apresentaram o projecto de um veículo movido a energia solar.
David Ribeiro, Fábio Correia e Henrique Barata foram os responsáveis pelo projecto apresentado pela escola de São Domingos, do agrupamento de escolas "A Lã e a Neve".
O concurso foi organizado pela FuturEnergia, um projecto de cooperação entre a associação dos produtores de plástico e a European Schoolnet, com o objectivo de aumentar a consciencialização das crianças e dos jovens para as questões relativas a eficiência energética. O desafio consistia em conceber um veículo que pudesse trabalhar com o mínimo possível de gasolina ou fosse movido por uma diferente fonte energética.

Pequeno carro apresentado no Japão usa energia eólica e solar


A Tajima Motor Corporation apresentou no Salão de Tóquio o modelo EV Sport, um mini-carro que é abastecido por meio de um rotor que é movimentado por pás de vento ou pela energia solar. Se estiver sol, basta o usuário espetar o carro no aparelho que sustenta as placas. Já em caso de rajadas de vento, basta o motorista colocar o carro em contacto com o rotor que é movimentado pelo vento.
Com a sua estrutura montada sob um chassi de aço tubular, o EV Sport tem apenas 2,49 m de comprimento, 1,29 m de largura e um metro de altura.
Com 280 kg, o monoposto armazena a energia gerada pelos dois equipamentos em uma bateria de lítio de íon de 120 Ah. A potência máxima do motor eléctrico declarada pelo fabricante é de 0,59 kW, algo em torno de 0,79 cv.
A autonomia é de 90 km e a velocidade máxima gira em torno de 70 km/h. Segundo a Tajima Motor Corporation, o propulsor eléctrico tem o desempenho equivalente a um motor térmico de 50 cm3.


PROENERGIA tem regras mais simplificadas para favorecer a penetração das energias renováveis

A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou por proposta do Governo, a simplificação do sistema de incentivos à produção de energia a partir de fontes renováveis (Proenergia) com a finalidade de promover a penetração das energias não poluentes junto das empresas e das famílias açorianas.
Para além da desburocratização de procedimentos, as alterações agora aprovadas visam a redução para 1000 euros do limite do investimento mínimo exigido às empresas, a alteração do limite máximo do apoio, que passa para 50% das despesas elegíveis até um máximo de 5000 euros, e a remoção do limite de venda à rede pública de excedentes de auto-consumo, no caso da produção de electricidade.

22 de janeiro de 2010

Designers criam gerador de energia eólica portátil


O Eolic é um gerador portátil em forma de cata-ventos que utiliza a força do vento para gerar energia. O conceito é dos designers Marcos Medis, Sergio Ogashi e Juan Manuel Pantamo. O gerador é dobrável e foi desenvolvido para ser usado em locais sem serviço de energia, mas tem potência suficiente para alimentar até uma casa pequena. é feito de alumínio e fibra de carbono, para manter o produto leve e de fácil manuseio.


Escola Secundária de Arganil vence "Rock in Rio Escola Solar"

A organização do "Rock in Rio Escola Solar" anunciou esta manhã, os projectos vencedores desta segunda edição do concurso. A Escola Secundária de Arganil ficou em primeiro lugar, juntamente com a Escola Básica do Gavião, do distrito de Portalegre. Assim as escolas vão receber um financiamento de 15 mil euros para a implementação dos projectos seleccionados, "Argus Free World" e "Horta Biológica", respectivamente.
O principal objectivo do concurso é estimular a criatividade, a inovação e as boas práticas de acção em matéria de desenvolvimento sustentável através da participação das escolas na concepção e execução de projectos de cariz social e ambiental nas comunidades locais em que se inserem.
A escola que apresentasse o melhor projecto, por Distrito ou por Região Autónoma, era premiada com 50 bilhetes para um dos dias do Rock in Rio-Lisboa 2010, 50 t-shirts, certificados e um sistema fotovoltaico e um sistema solar de produção de águas quentes sanitárias.

Gasolina e gasóleo aumentaram mais de 4% no espaço de um mês

O preço dos combustíveis está a aumentar e prevê-se que a tendência de subida continue nos próximos meses, segundo a associação do sector.
Segundo os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço da gasolina subiu 4,2% num mês, já que o litro deste combustível valia 1,277 euros em Dezembro de 2009, custando agora 1,331 euros. O aumento no gasóleo foi superior, quase 5% sendo que o preço do litro passou de 1,040 para 1,091 euros num mês.
"Tem-se constatado ao longo de todo o ano de 2009 uma tendência de aumento dos preços. Isso tem continuado em 2010, e de forma mais acentuada nas últimas semanas", afirma António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro). "No segundo semestre de 2009 houve uma certa recuperação económica e consequentemente, um aumento da procura, que deverá aumentar mais este ano", explica o responsável, acrescentando, contudo, que este não é "um sinal de pânico", pois "pode haver até reduções", uma vez que o mercado é volátil.

China acaba com norma que limitava importações para energia eólica

A China acabou com a norma de limitação no uso de peças importadas para a montagem de turbinas usadas na geração de electricidade por energia eólica. O fim da barreira proteccionista pretende dar mais impulso à energia renovável e facilitar o acesso à tecnologia estrangeira.
A decisão foi tomada pela poderosa Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, o principal organismo de planejamento do país, que revogou a exigência de que 70% das peças das turbinas fossem nacionais, segundo noticiou o jornal China Business News.
A mudança ajudará "o desenvolvimento da indústria de energia eólica e vai abrir um mercado de concorrência racional", descreve nota da comissão enviada a governos locais. "A limitação estava impedindo a busca chinesa por tecnologias mais avançadas" afirma o comunicado.

Células solares encontram sozinhas seu lugar no painel solar

Pesquisadores demonstraram uma maneira simples e barata de criar dispositivos electrónicos automontantes - neste caso células solares - utilizando uma correia tranportadora totalmente líquida.
Eles usaram o facto que o óleo e líquidos à base de água não se misturam. Os painéis solares são formados a partir de componentes - as células solares individuais - que se alinham ao longo da interface entre os dois tipos de líquido.
A grande vantagem da técnica é o elevado rendimento e produtividade com que o processo se dá. O processo poderá ser utilizado para a criação de qualquer tipo de circuito electrónico, e não apenas de paineis solares.
Esta é uma técnica na qual os componentes se organizam autonomamente para formarem dispositivos maiores, sem a necessidade de que cada um seja montado individualmente.

19 de janeiro de 2010

Fonte estelar


Uma rede na varanda será o diferencial brasileiro mais visível da Casa Solar Flex, uma habitação projectada e construída por um consórcio de seis universidades que terá autossuficiência em energia eléctrica obtida dos raios solares. Ela irá participar na competição Solar Decathlon Europe em Junho, em Madrid, uma prova entre universidades de nove países que será realizada pela primeira vez no continente europeu.
O objectivo desta prova é mostrar à sociedade que é possível morar com sustentabilidade, ampliar o acontecimento no campo da energia solar e formar profissionais neste tipo de tecnologia.
Será a primeira vez que uma equipa Sul Americana participa da Decathlon. O projecto brasileiro está a ser elaborado há mais de um ano e leva em conta as necessidades e as regras da prova.


Água e vento garantiram 75% da electricidade consumida


Aconteceu na semana passada e foi anunciado quarta-feira por José Sócrates, em Vieira do Minho. Durante a inauguração do terceiro reforço de potência da barragem de Venda Nova, da EDP, o primeiro-ministro disse ainda que, em 2009, as exportações de electricidade superaram as importações.


Banif e Fomentinvest lançam primeira corretora de carbono em Portugal

"Vamos lançar, em conjunto com a Fomentinvest, a primeira corretora de carbono em Portugal", avançou Artur Fernandes, especificando que o Banif e a Fomentinvest vão deter 50% cada um da nova correctora, revelou Artur Fernandes, presidente do Banif Investimento.
A Banif Ecoprogresso Trading (Ecotrader) será presidida por Ângelo Correia, presidente da Fomentinvest, e contará com mais dois administradores, Carlos Jorge do Banif Banco de Investimento, e Paulo Caetano, da Ecoprogresso.

Uma caverna que armazena energia


A empresa norte-americana Southwest Solar acaba de anunciar uma nova forma de armazenamento de energia produzida apenas com fontes renováveis. Uma caverna, que é ma espécie de bateria de grandes dimensões, à qual se pode recorrer para injectar energia na rede eléctrica nas horas de maior procura.


Primeiro hotel só com energia renovável

O primeiro hotel que irá funcionar integralmente com recurso a energias renováveis está a ser construído junto ao rio Caima, em Oliveira de Azeméis, num investimento estimado entre três a quatro milhões de euros.
Promovido por Carlos Alegria, um investidor privado especialista em engenharia energética, o empreendimento situa-se na freguesia de Palmaz, na margem do rio Caima, e deverá ficar concluído ainda este ano, disponibilizando ao público 30 quartos, spa, piscinas interior e exterior, e ainda um «house club» com serviço de restaurante e eventos culturais abertos à comunidade.
Carlos Alegria adianta que o projecto «foi aprovado pelo Fundo do Turismo por ser o primeiro hotel a funcionar apenas com recursos renováveis» e explicou: «Temos lá a mini-hídrica que abastecia uma antiga fábrica de papel e o hotel vai ter um sistema de gestão inteligente que incorpora todas as formas de energia: a eléctrica, a eólica, a fotovoltaica e a biomassa».

Concurso FuturEnergia premeia portugueses

A maqueta de um carro movido a energia solar valeu a três estudantes portugueses do ensino básico o primeiro prémio do concurso FuturEnergia, numa iniciaiva da PlasticsEurope, cuja cerimónia teve lugar ontem no Parlamento Europeu.
O projecto dos três alunos do concelho da Covilhã foi o seleccionado entre as propostas de 1500 alunos, de 27 países europeus.
David Reis, Fábio Silva e Henrique Rogério, coordenados pelo professor Jorge Estrela, idealizaram e fabricaram a maqueta de um carro movido a energia solar e construído com materiais leves e resistentes, o que reduz ao mínimo o consumo energético. Em tamanho real, o carro pesaria 300 kg e alcançaria os 60 km/h, com capacidade para duas pessoas.

15 de janeiro de 2010

Exportação de energia para Espanha foi superior às importações - Sócrates

O primeiro-ministro, José Socrates, afirmou hoje que graças às energias eólica e hídrica, Portugal exportou mais energia para a Espanha do que aquela que importou durante o ano passado.
"Na semana passada 75 por cento da energia produzida em Portugal teve como origem a água e o vento", afirmou Sócrates, a propósito do que disse ser uma mudança profunda do sector da energia em Portugal.

Sócrates lança obra milionária em Vieira do Minho

Foi ontem lançada a 'primeira pedra' da nova central hidroeléctrica Venda Nova III da EDP, uma instalação subterrânea que tira partido das albufeiras criadas pelas barragens de Venda Nova e Salamonde, no concelho de Vieira do Minho, cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, José Socrates.
O projecto, que implica um investimento de cerca de 349 milhões de euros, consiste na prática em turbinar a água da alufeira da Venda Nova para a de Salamonde e alternadamente, a bombagem, em sentido oposto, aproveitando os preços mais baixos da energia nas horas de vazio

Oliveira de Azeméis investe um milhão de euros em projecto original nas margens do Caima

A Câmara de Oliveira de Azeméis vai investir um milhão de euros na requalificação das margens do Rio Caima, de acordo com um projecto que privilegia as energias renováveis, o turismo e a formação profissional em áreas clínicas.
Numa extensão de cinco quilómetros entre açude do Areínho e o Parque Bento Carqueja, a intervenção abrange 40 hectares da freguesia de Palmaz, onde há já outros investimentos no terreno.
Entre eles um hotel de 30 camas que funcionará integramente à base de energia hidroeléctrica, fotovoltaica, eólica e por biomassa e o centro de Mestrados em Cuidados Continuados que a Universidade de Aveiro vai criar na antiga fábrica de papel do Caima.
O presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, afirma que "o projecto foi aprovado na totalidade pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, porque é verdadeiramente original e envolve um conjunto de intervenções que estão relacionadas com tudo o que o país está a fazer ao nível das energias renováveis e da eficiência energética".

Barragem de Alqueva atinge cota máxima pela primeira vez

As comportas do Alqueva continuam encerradas à superfície, mas a descarga de fundo está a debitar 400 metros cúbicos de água por segundo. Pela primeira vez, desde que foi inaugurada, em 2002, a albufeira atinge a cota máxima.
A subida da água inundou as margens e até o acesso aos cais flutuante ficou submerso.
De acordo com a EDIA, a água armazenada em Alqueva já é suficiente para dar resposta à agricultura e abastecimento público durante três anos consecutivos de seca. São mais de 4 mil hectómetros cúbicos de água, que garantem o pleno funcionamento da produção eléctrica.

Carregador solar para iPhone é o melhor produto da CES

O carregador solar para iPhone e iPod Touch, desenvolvido pela Dexim, ganhou o prémio de melhor produto criado na CES 2010. O P-Flip foi desenhado para caber confortavelmente no bolso ou ficar sobre a mesa, como suporte para o aparelho.
Ele é o primeiro carregador dobrável, portátil e recarregável para iPhone, fornecendo carga para cerca de oito horas de conversação, 15 horas de vídeo ou 60 horas de música.
O P-Flip leva cerca de oito horas para recarregar completamente o aparelho com o computador.
O Dexim planeja criar um carregador similar para Blackberry. O aparelho estará disponível na loja online da empresa e custa cerca de U$ 55.

Primeira bateria para automóvel eléctrico


A General Motors deu mais um passo para o lançamento do automóvel eléctrico Volt, ao anunciar a produção da primeira bateria avançada de iões de lítio numa fábrica norte-americana. O Chevrolet Volt, que funciona exclusivamente através de energia eléctrica, deverá começar a ser produzido em finais de 2010 e a GM acredita que a sua tecnologia lhe vai valer a liderança mundial no sector.

O presidente da construtora automóvel, Ed Whitacre, afirmou, em comunicado, que "este é um marco importante para a General Motors e um passo crítico na hora de levar o Chevrolet Volt para o mercado".


Google cria una empresa... eléctrica

A Google criou uma empresa subsidiária chamada Google Energy e já pediu às autoridades federais dos EUA autorização para entrar no mercado de compra e venda de energia. A Google é uma grande consumidora de electricidade devido aos seus servidores e está preocupada em obter fontes alternativas.
A Google pretende melhorar a eficácia das suas operações, apostando em energias alternativas. "Nós não temos quaisquer planos concretos. Queremos ter a capacidade de comprar e vender energia num futuro próximo", disse o representante da Google, Niki Fenwick.

11 de janeiro de 2010

Luxgen com monovolume eléctrico


A Luxgen apresentou no Dubai o Luxgen EV+, um monovolume de propulsão eléctrica e sete lugares que deverá fazer parte da ofensiva comercial da marca tailandesa, agendada para o final deste ano. O modelo eléctrico será lançado com mais três propostas, todas consideradas de luxo: Luxgen CEO, Luxgen MPV e Luxgen7SUV.

O Luxgen EV+ deverá usar uma motorização eléctrica proveniente da AC Propulsion, com baterias de iões de Lítio, que oferecerá 265 Nm de binário e cumpre os 0-100 km/h em 8,6 segundos, com a velocidade máxima a cifrar-se nos 145 km/h.


Ingleses querem liderar nova tecnologia de produção de energia

Gordon Brown reforça as credenciais 'verdes' do país com a aposta nas eólicas 'offshore'.
As eólicas 'offshore' - grandes parques de geração de energia a partir do vento, em pleno alto mar - são o próximo passo da evolução das renováveis. O governo britânico sabe disso e decidiu apostar em força na construção de mega parques eólicos ao longo da sua vasta costa, num investimento que poderá superar as 100 mil milhões de libras.

Portugal é o segundo país do mundo com maior peso das eólicas

Por cada 100 watt de electricidade consumidos no ano passado nos lares portugueses, 15,03 watt vieram do vento, um valor que eleva o país do terceiro para o segundo lugar mundial no contributo de energia eólica, atrás da Dinamarca e agora à frente da Espanha.
Os dados publicados pela Redes Energéticas Nacionais (REN) sobre a produção de energia eléctrica em Portugal, em 2009, mostram que, por cada 24 horas, três horas e 36 minutos, em média, vieram do vento, ou seja, mais 31,6% do que no ano transacto.
Com um crescimento de produção também nas outras fontes renováveis (mais 24,7% de hidroelectricidade, mais 315% de fotovoltaico que partiu de uma base muito baixa) e ainda com o contributo das energias limpas usadas, por exemplo, na co-geração e na biomassa, as renováveis representaram 35,9% de todo o consumo de energia eléctrica em Portugal no ano passado.

Expo 2010: Pavilhão português revestido a cortiça


O Pavilhão de Portugal na Expo 2010 Shanghai, na China, vai ter uma área de dois mil metros quadrados e apresenta uma fachada revestida de cortiça, material nacional, reciclável e ecológico.

É "um exemplo de inovação e de boas práticas ambientais que potenciam a imagem de Portugal na maior Exposição Universal alguma vez realizada", refere uma nota alusiva ao projecto, orçado em três milhões de euros.

Considerado a "montra do país enquanto praça comercial e cultural para o mundo", o pavilhão reflecte "o conceito de sustentabilidade dos edifícios das cidades contemporâneas.


EDP Renováveis vence projecto eólico na Escócia

A EDP Renováveis anunciou que "foi seleccionada pela Coroa Inglesa" para desenvolver um projecto de 1,3 GW de capacidade, numa parceria com a SeaEnergy.
"A EDPR foi seleccionada pela Coroa Inglesa como parceira na terceira ronda de atribuição de autorizações para o desenvolvimento de parques eólicos offshore no Reino Unido", revela a empresa em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

8 de janeiro de 2010

Proeficiência organiza formação sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética

Com o aumento da disponibilidade de produtos na área das energias renováveis, e soluções para melhorar a eficiência energética, é importante ter uma percepção sobre o que o mercado tem para nos oferecer.
A formação de energias renováveis & eficiência energética procura ajudar todos aqueles que estão a pensar em investir nesta área, seja para melhorar a sua habitação particular, seja para melhorar a sua empresa, e tentar optimizar a poupança possível com o investimento pretendido. Com esta formação vai conseguir diferenciar os investimentos que lhe trazem um retorno de 2 a 3 meses, daqueles que demoram mais de 30 anos a ser rentáveis!

5 de janeiro de 2010

Go green! 2010 pode ser o ano dos investimentos verdes

O mundo está a viver a ressaca de Copenhaga. Os grandes vencedores da concentração mediática sobre as alterações climáticas poderão ser os investimentos verdes. Por mais fraco que seja, um comprometimento ente países como os Estados Unidos e a China fazem os investidores esfregar as mão de contentes a pensar no próximo ano. Para 2010 pode esperar-se uma aposta forte em fundos verdes. É certo que parte do investimento seria realizado pelos Estados, mas muitas empresas beneficiariam do forte apoio dado pelos governos, através de incentivos e novas regulamentações de descriminação positiva. Procurando-se intensamente novas tecnologias e novas formas de energia que poderão beneficiar os investidores que optem por soluções relacionadas com energia, tecnologias limpas e alterações climáticas.

Salvador Caetano lança autocarro completamente eléctrico

A CaetanoBus, do grupo Salvador Caetano, está a desenvolver um autocarro eléctrico, um projecto de quatro milhões de euros, que, em Setembro, vai começar a circular em Portugal e na Alemanha.
"O desenvolvimento de melhores baterias e com maior autonomia e o anúncio por parte do Governo da criação de uma rede de abastecimento para o carro eléctrico levou-nos a retomar o projecto de um autocarro 100 por cento eléctrico", disse o presidente da CaetanoBus.
José Ramos adiantou que o calendário do projecto prevê "em Setembro, ter dois protótipos concluídos", acrescentando que "um vai ser testado em Portugal e o outro na Alemanha", e, no início de 2011, iniciar a produção nas instalações da CaetanoBus, em Gaia.

Programa Solar Térmico pode ser prolongado

O Governo admite prolongar o Programa Solar Térmico que comparticipa a compra de painéis solares. A medida termina no final do ano, mas poderá continuar.
Dos 95 milhões de euros disponibilizados pelo Estado para subsidiar a compra de painéis solares, já só há cerca de cinco milhões disponíveis, que o Executivo acredita que se vão gastar até ao final do ano.
Contas feitas, as encomendas totais já ultrapassam as 38 500 e representam mais de 200 mil metros quadrados.
O investimento total já avançado ronda os 167 milhões de euros: mais de 63 milhões por conta dos particulares, cerca de 15 milhões a pagar pelas IPSSs e Associações Desportivas e quase 90 milhões é a fatia comparticipada até agora pelo Estado.

China supera a Espanha e vira o terceiro produtor mundial de energia eólica

A China superou a Espanha e se converteu em 2009 no terceiro país com maior capacidade instalada de energia eólica, segundo anunciou a agência oficial Nova China.
A capacidade eólica do país alcançou neste fim de ano os 20 gigawatts, declarou Shi Lishan, vice-director do Departamento de Energias Renováveis da Administração Nacional de Energia.
Segundo a fonte, a China se situa agora na frente da Espanha, e atrás do Estados Unidos e Alemanha.
A China o primeiro emissor mundial de gases efeito estufa, deseja que as energias renováveis representem 15% de seu abastecimento energético até 2020, frente aos 9% do ano passado.

Potenciais produtores de energia dizem-se enganados

Produzir energia eléctrica e vender à rede é agora abjecto de incentivo, para ser microprodutor de energia é necessário efectuar um pré-registo no site renovaveisnahora.pt, fica em espera com um login e uma palavra-chave e em dia e hora a anunciar é aberto o processo de registo.
Só depois de efectuado o registo é que pode avançar com o licenciamento e com a obra de instalação de painéis fotovoltaicos. O problema está no dia e na hora dos registos, em que as dificuldades são muitas até se conseguir o mesmo.
No dia 9 de Dezembro abriu a 6ª fase de registos no Regime Bonificado, neste dia confirmou-se também a desilusão de muitos particulares e empresas do Vale do Sousa, que poucos ou nenhum registo efectuaram.
Na opinião de António "o pré-registo devia servir para atribuir uma ordem de inscrição e essa ordem ser seguida nos registos, caso contrário é fácil considerar este processo pouco transparente".
Vários são os sites na internet que denunciam fraude no sistema de registos, num fórum sobre electricidade lê-se acusações à EDP e à Martifer, onde há também informação sobre uma manifestação em frente ao Ministério da Economia.