18 de dezembro de 2009

Green Lighthouse em Copenhaga: Um farol verde num país sem sol


A Universidade de Copenhaga, em conjunto com o município local e com empresas privadas criou o Green Lighthouse (Farol Verde), ainda que, no Inverno, na Dinamarca, o Sol se ponha às 15h00 e se levante nunca antes das 8h00 da manhã, este edifício procura aproveitar ao máximo a energia solar e a luz natural.
Concebido pelo arquitecto dinamarquês Michael Christensen, o edifício pretende assim atingir a neutralidade de produção de carbono, incorporando muitos aspectos de design verde sustentável, para reduzir o uso de energia e providenciar um ambiente saudável para os estudantes e demais membros da Faculdade.
Lá dentro, a primeira impressão é de grande luminosidade e conforto, garantida por janelas a toda a volta do edifício e ainda clarabóias abertas no tecto, que deixam entrar a luz do dia.
O telhado está coberto por painéis solares para o aquecimento de águas e produção de electricidade. A luz adicional é fornecida por LEDs, que são alimentadas pela bateria dos painéis solares. Existe ainda um sistema inovador de arrefecimento e aquecimento geotermal que garante o conforto no interior do edifício.



Sem comentários:

Enviar um comentário