27 de junho de 2011

Tecnologia solar fotovoltaica ganha impulso e pode desafiar combustíveis fósseis, dizem especialistas em Energia Solar do IEEE

Até 2050, energia solar PV deverá ser responsável por 11% da produção global de eletricidade.

Nos próximos dez anos, sistemas solares fotovoltaicos (PV) poderão ser a forma mais econômica de gerar eletricidade, mesmo em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, afirmam os especialistas em Energia Solar do IEEE, a principal associação profissional do mundo para o avanço da tecnologia. Para alcançar essa paridade de custo, a indústria global deve continuar melhorando a eficiência das tecnologias de células solares PV e criar economias de escala para reduzir ainda mais os custos de fabricação. O IEEE tem algumas iniciativas para incentivar esses avanços.

A energia solar é o recurso energético mais abundante da Terra, uma vez que chega ao planeta na ordem de 100 petawatts. Apenas uma fração disso é suficiente para atender às necessidades globais de energia, pois gasta-se aproximadamente 15 terawatts para alimentar a Terra (1 petawatt = 1.000 terawatts).

"A tecnologia solar PV vai mudar o jogo", afirma James Prendergast, integrante sênior e diretor-Executivo do IEEE. "Nenhuma outra fonte alternativa tem o mesmo potencial. À medida que o custo da eletricidade gerada por luz solar continuar diminuindo em comparação às fontes tradicionais de energia, teremos uma enorme adoção no mercado e acredito que esse crescimento será limitado apenas pela oferta. Fundamentalmente, a tecnologia solar PV se tornará um dos elementos essenciais da solução para nossos desafios energéticos em curto e longo prazo", acrescenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário