26 de fevereiro de 2010

Projecto de design de aluno da ESAD.CR distinguido em Valência

Paulo Seco, aluno de Design Cerâmica e Vidro da ESAD de Caldas da Rainha, criou “BioWave”, uma solução de protecção de fachadas de edifícios premiada no Concurso Indi, em Valência.
O projecto foi apresentado em Valência, Espanha, na feira internacional Cevisama, merecendo o segundo prémio no referido concurso, destinado a revestimentos cerâmicos.
O “BioWave” de Paulo Seco visa a diminuição da energia utilizada na climatização dos edifícios. Em grés, as peças podem ser instaladas nas fachadas, permitindo a plantação de plantas de folha caduca. Depois, as folhas funcionarão como filtro solar durante os meses mais quentes, permitindo a penetração dos raios solares durante o Inverno.


Israel apresenta carro 100% movido a energia solar

Um carro 100% movido a energia solar. Esse sonho do consumidor e o pesadelo das grandes corporações petrolíferas que ganhou um novo contorno com a apresentação do carro movido a energia solar na Eilat-Eloit International Renewable Energy Conference & Exhibition, em Israel.
A IC Green Energy, unidade da empresa israelense Israel Corp, apresentou um carro movido a energia solar, que será desenvolvido pela holding Better Place LLC, do milionário Shay Agassi, da qual a Israel Corp faz parte.
“Há uma grande sinergia entre as empresas envolvidas no projeto e isso prova que não estamos longe de vir a utilizar o carro solar nas actividades quotidianas”, diz Yom Tov Samia, CEO da IC Green Energy.
O projeto Better Place visa ainda construir centenas de postos de reabastecimento e, com a parceria da montadora Renault, substituir em poucos anos a maior parte da frota israelense por modelos a energia eléctrica.

Cuba analisa compra de eólicas a Viana do Castelo

A Enercon deverá inaugurar a sua sexta unidade em Portugal até final do ano, criando 500 novos postos de trabalho em Viana. Há mais de 25 anos no mercado, o grupo Enercon, com sede na Alemanha, é líder no segmento de geradores eólicos, instalados em mais de 30 países.
Cuba poderá vir a ser um dos próximos clientes da Enercon, multinacional alemã que lidera o cluster das energias eólicas em Viana do Castelo. A expectativa é admitida pelo embaixador de Cuba em Portugal, Eduardo González Lerner.
As energias renováveis são uma área prioritária para Cuba, mas também para Portugal, pela possibilidade de negócio com o exterior", diz.

Custo da energia solar pode igualar fontes convencionais

A gigante informática norte-americana IBM está a desenvolver uma tecnologia solar cujo custo por Watt poderá ser comparado com o preço das fontes convencionais, como o carvão e o gás natural, revelou à Agência Financeira o cientista do projecto.
«Esta nova célula solar tem potencial para competir com as fontes convencionais, sobretudo porque os materiais utilizados existem em grande abundância na superfície da terra», afirmou David Mitzi, que sublinha ser este o desafio de qualquer investigador de renováveis.
Cobre, zinco ou enxofre, são estes os materiais necessários para constituir esta célula solar da IBM, ou seja, fontes que se encontram, por exemplo, num jardim. Até aqui, na constituição de painéis solares, eram utilizados elementos raros como índio ou cádmio.


Turbinas de energia eólica conseguem prever o vento

Um sistema agregado aos aerogeradores eólicos (turbinas de vento) que funciona como uma espécie de "radar de luz" está prestes a revolucionar o mercado mundial de energia eólica. Engenheiros da Universidade de Risoe, na Dinamarca, obtiveram êxito nos primeiros testes realizados com uma nova turbina, capaz de prever e reagir às alterações dos ventos, além de otimizar a geração de eletricidade.
Já batizado pelos pesquisadores com o nome de "Lidar" (Light Detection and Ranging), o sistema utiliza um feixe de raios laser para detectar a distribuição espacial da temperatura e da umidade na atmosfera.
"Os resultados mostram que este sistema consegue prever a direção, a intensidade e até a turbulência do vento. Com isto, estimamos que uma futura geração de turbinas de vento poderá aumentar a produção de energia e, ao mesmo, reduzir as cargas extremas que impactam no seu tempo de vida útil", explicou Torben Mikkelsen, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.


Táxis movidos a hidrogênio serão testados na Olimpíada de Londres

A Olimpíada de 2012, em Londres, aposta forte em inovações que podem se tornar paradigma para a construção de cidades sustentáveis. Além das instalações flexíveis – o Estádio Olímpico, por exemplo, terá redução de 90 mil para 20 mil assentos depois dos Jogos – a cidade pretende lançar um protótipo de táxis movidos a hidrogênio, tecnologia 100% livre da emissões de gases tóxicos.
A iniciativa foi batizada de Black cabs go green (algo como “táxis pretos se tornam verdes”), programa lançado pela prefeitura londrina em 2008. Por fora, o carro movido a hidrogênio é exatamente igual aos 21 mil táxis que circulam pela cidade. A diferença está debaixo do capô, com o motor desenvolvido pela fabricante automotiva Lotus.


Navio movido a energia solar vai dar volta ao mundo


Depois de vários anos de projetos e desenvolvimentos, a empresa PlanetSolar apresentou o maior navio solar já construído, que leva o mesmo nome. O navio foi apresentado  em Kiel, na Alemanha. Sua estreia no mar será em uma viagem pela Europa este ano. A volta completa ao mundo deverá ser feita em 2011.
O PlanetSolar é um catamarã que deve navegar utilizando unicamente a energia solar. Partes móveis do casco conseguem expor até 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos, que deverão gerar 103 kW de energia.


Nova promessa de energia «limpa e barata»

A empresa americana Bloom Energy apresentou uma pilha de combustível que vai revolucionar o fornecimento eléctrico, graças à utilização de uma matéria-prima barata - a areia.
O fundador da companhia, K. R. Sridhar, antigo engenheiro da NASA, espera alcançar uma tecnologia que torne a pilha barata e acessível a qualquer domicílio. Esta tecnologia baseia a produção de electricidade numa reacção química entre hidrogénio e oxigénio. A companhia conseguiu o fabrico prescindindo de materiais caros.

De acordo com a empresa, a pilha garante um fornecimento permanente, contrariamente a outros sistemas de energia renovável. Algumas empresas, como o Google ou o E-bay, já usufruem desta pilha.
Os funcionários da Bloom Energy convertem «ar e quase todos os tipos de combustíveis em electricidade através de um processo limpo».

EDP Renováveis negoceia venda de electricidade pela Google

A EDP Renováveis está em conversações com a Google, recentemente autorizada a comprar e a vender electricidade, bem como com outras empresas do mercado norte-americano, que continua a ser "incontornável" para a estratégia da empresa.
A Google é "uma empresa muito relevante", mas "é mais uma no universo dos Estados Unidos" onde "aumenta a procura das renováveis". afirmou Rui Teixeira, administrador financeiro da empresa.
Assim sendo, os Estados Unidos continuam a ser um mercado "incontornável", sendo que em 2010 se antecipa que metade do crescimento da EDP Renováveis venha desta geografia.


19 de fevereiro de 2010

Mitsubushi i-MIEV Eléctrico vai chegar a Portugal no 2º semestre

A Mitsubishi entregou já as primeiras 400 unidades do i-MiEV: o primeiro carro eléctrico do Mundo de produção em série que chega Portugal lá mais para o final deste ano.

A Mitsubishi Motors Corporation (MMC) iniciou já, a entrega do Mitsubishi eléctrico i-MiEV no Japão, privilegiando o fornecimento a empresas, entidades estatais e autoridades locais.

A MMC irá iniciar as suas vendas a clientes particulares em Abril de 2010, estando desde Julho passado a decorrer a recolha de encomendas, junto dos seus Concessionários no Japão. Em apenas um mês, a MMC recebeu cerca de 900 encomendas.

A previsão da MMC é de que os seus clientes particulares tenham os mais variados estilos de vida e sejam oriundos das mais diversas regiões do Japão, utilizando o i-MiEV em diferentes situações (trabalho, lazer, compras, etc.), como o seu segundo automóvel.


Autocarros eléctricos no centro da cidade

Até ao final do ano deverá estar a circular em Gaia, e a título experimental, um autocarro eléctrico, fabricado pela CaetanoBus. Trata-se da face mais visivel da aposta da Autarquia em veículos movidos a energias renováveis, que contemplará também a frota interna.

"A empresa está a desenvolver um autocarro eléctrico e, antes mesmo de iniciar a sua comercialização, haverá veículos experimentais a circular no centro da cidade", referiu o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes.

Luís Filipe Menezes anunciou, ainda, que até ao final do ano irão ser implementados, perto do centro da cidade e junto à linha do Metro, três pontos de recarga/substituição de baterias de veículos eléctricos.


Empresas e Governo negoceiam microgeração

Tarifas mais baixas e prazos mais curtos deverão ser duas alterações a introduzir no programa da microgeração, no segundo semestre, e em negociação entre o Governo e as associações do sector de energia solar.

O clima de entendimento entre as duas partes ocorre desde o início da semana e depois de meses de reclamações das empresas quanto à forma como os registos estavam a ser realizados e que punham "em causa a transparência e equidade" do processo, tal como admite a própria Direcção-Geral de Energia.

Esta aproximação já permitiu desbloquear o processo de registos para 5535 pedidos em fila de espera. Para estes, o processo será reaberto no próximo dia 17. Novos pedidos de pré-registo serão aceites a partir do dia 22, mas serão elegíveis já ao abrigo da nova legislação, actualmente em discussão entre os interessados.


Apoios do Estado ao programa solar deste ano ascendem a 50 milhões

O Governo dedicou 50 milhões de euros ao programa de painéis solares térmicos deste ano, uma verba que sobra dos 95 milhões comprometidos e não totalmente executados no ano passado.


“Os 95 milhões de euros contemplados em 2009 não foram esgotados, embora houvesse lugar a encomendas suficientes para tal. Em 2010, foi contemplada a verba comprometida e não executada em 2009. Cerca de 50 milhões de euros e não haverá, no Orçamento de Estado de 2010, reforço de verba”, disse fonte oficial do Ministério da Economia.

O Programa Solar Térmico 2009, da iniciativa do Ministério da Economia e da Inovação e do Ministério das Finanças, era válido até final do ano passado, traduzindo-se na comparticipação pelo Estado de 50 por cento do investimento total nos painéis solares. O Governo decidiu alargar o programa a este ano.

No âmbito do programa, o Estado comparticipa, de forma imediata, um valor fixo de 1641 euros e concede benefícios fiscais de 30 por cento do custo do investimento em sede de IRS, num máximo de 796 euros.

Bill Gates defende fonte de energia “zero emissões”

O fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu ontem uma fonte de energia que não emita dióxido de carbono (CO2), a fim de combater as alterações climáticas.

“A deterioração do clima é um sintoma de numerosos anos em que as colheitas não darão frutos devido a chuvas demasiado abundantes ou insuficientes. A situação levará a episódios de fome e, certamente, de violência”, previu Gates, que falava na conferência anual TED (Technology, Entertainment, Design), organizada em Long Beach, nos arredores de Los Angeles.

Bill Gates aproveitou a ocasião para defender uma iniciativa chamada “Terrapower”, que consiste em fabricar reactores alimentados com resíduos nucleares e capazes de funcionar durante décadas.

Acciona e Statoil convidam Universidade do Algarve para estudar energias do mar

A Universidade do Algarve (Ualg) foi seleccionada por um consórcio liderado pela espanhola Acciona para um projecto de investigação que decorrerá nos próximos quatro anos e meio, com o objectivo de estudar o potencial de geração de energia a partir do mar.

O consórcio envolve 17 entidades e irá investir 12,8 milhões de euros, dos quais 8,7 milhões de apoio comunitário.

O envolvimento da Ualg surgiu por recomendação do Centro de Energia das Ondas, sendo que o papel da universidade algarvia será a monitorização ambiental. "Estarão envolvidos vários professores de Ciências do Mar, com formação base em oceanografia física, biologia marinha, oceanografia química e geologia marinha. Estarão ainda envolvidos investigadores do centro de investigação marinha e ambiental (CIMA) da Ualg", explicou Óscar Ferreira, professor da Ualg responsável por este projecto, em declarações ao Negócios.

Escola de Mirandela ganha concurso ecológico da Toyota

Terminou a votação para as melhores ideias de fábricas automóveis sustentáveis da terceira edição do concurso da Toyota “Reutilizar para Ganhar”, através da qual se encontrou o projecto vencedor. A autoria do projecto pertenceu aos alunos do 4º ano (D) da Escola Básica do 1º ciclo Nº1 - Central de Mirandela, que apresentaram uma maqueta imaginativa de uma fábrica automóvel auto-sustentada através da geração de energia solar, térmica, biomassa e eólica.

Seguindo o propósito desta iniciativa didáctica promovida pela marca japonesa em Portugal, o projecto vencedor deste ano recorreu ao aproveitamento de vários materiais e desperdício do quotidiano, como latas de refrigerantes, jornais e cartões velhos, canetas e garrafas de plástico, palhas e embalagens de sumos, entre outros.

À semelhança do que já acontece na fábrica da Toyota em Ovar, a proposta vencedora teve em conta uma eficiente utilização da luz solar para iluminar a fábrica, assim como para aquecimento, diminuindo o uso da electricidade. Em acréscimo, propõe duas torres eólicas construídas com latas de refrigerantes e painéis solares feitos de embalagens de sumo, para aumentar a auto-sustentabilidade a nível energético e assim garantir uma menor emissão de CO2 no processo produtivo.

O projecto conta ainda com uma ETAR, representada por garrafas de água, uma central de compostagem e uma horta biológica, a qual fornece à cantina da fábrica alimentos frescos, para além de permitir captar CO2 e diminuir o impacto que a fábrica possa causar na produção de automóveis.


Investimento de 45 milhões em nova subestação da REN

A Subestação Verde de Lagoaça, localizada no Douro Internacional, em Freixo de Espada à Cinta, já está a funcionar em pleno, aumentando a capacidade de recepção e escoamento de potência. Na nova infra-estrutura sustentável da REN, cujo investimento rondou 45 milhões de euros, "a energia predominante na subestação é renovável, proveniente de fontes hídricas e eólicas", adiantou fonte da empresa.

Segundo a REN, no Douro Internacional existe actualmente um valor bastante significativo de potência instalada em centrais hidroeléctricas e também um valor elevado na capacidade das interligações de energia eléctrica entre a rede portuguesa e a espanhola. "A nova subestação permite receber e escoar estas potências sem implicar um aumento da linha, uma vez que a solução passou pela optimização da rede já existente", referiu fonte da REN. "Não basta instalar parques eólicos e centrais hídricas. É também preciso escoar esta energia, levá-la ao consumidor", acrescentou.



Coimbra recebe 27 carregadores de veículos eléctricos até 2012

Os 27 pontos de carregamento lento a instalar em Coimbra, integrados na fase piloto do Programa para a Mobilidade Eléctrica, foram aprovados, ontem, pelo executivo municipal. Ao todo, são nove os locais onde ficarão os 27 carregadores de veículos eléctricos. O município de Coimbra, juntamente com mais 24 autarquias, inovou ao avançar com esta rede, assumindo o desafio de a concluir até 2012.
O investimento da rede piloto será, segundo a informação distribuída, ontem, aos vereadores, «a custo zero para as autarquias.
Assumindo o pioneirismo na adopção de novos modelos energéticos para a mobilidade e no âmbito da execução do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, o Governo criou o Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal, visando a criação de condições para a introdução e massificação da utilização do veículo eléctrico.
 

Puma lança celular com carregador solar

A Puma apresentou durante a Mobile World Congress um celular com a sua marca, o "Puma Phone". A empresa de produtos esportivos lançou o aparelho em parceria com a Sagem.

O celular tem diversas funções que não costumam ser vistas em aparelhos deste tipo: o "Puma Phone" vem com um grande carregador solar na parte de trás, que garante energia extra quando a bateria está acabando, além de um pedômetro (ferramenta que conta os passos do atleta), GPS, bússola e cronômetro.

O celular tem um sistema operacional bastante intuitivo e vem com diversos aplicativos divertidos, como uma puma animada e um contador que mostra quantas músicas o aparelho é capaz de reproduzir com a energia capturada pelo painel solar.

Venezuela anuncia que poderá comprar energia do Brasil e de outros países

O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que vai analisar as propostas apresentadas pelo Brasil e por outros países para vender energia. O país enfrenta uma crise energética que se acentuou nos últimos dias, levando ao racionamento em determinadas regiões. Autoridades brasileiras foram a Caracas para buscar uma solução para o impasse, como o envio de especialistas e a execução de um programa para conter a crise.

O ministro de Energia Eléctrica, Ali Rodríguez Araque, confirmou a possibilidade de o governo da Venezuela comprar energia de estrangeiros.
Segundo Araque, o Brasil compra cerca de 80 megawatts da Venezuela e levantou a possibilidade de parar de importar e passar a exportar energia elétrica para o país.

Portugal entre os mais rápidos na eficiência energética dos edifícios

Em cinco anos, a maioria das casas portuguesas vai exibir painéis solares. É a visão do arquitecto Guilherme Carrilho da Graça, especialista em eficiência energética. Apesar de alguns atrasos, "a nível europeu, Portugal e Irlanda estão à frente na implementação do sistema de certificação energética dos edifícios", defende o filho do Prémio Pessoa 2008 (João Luís Carrilho da Graça).

"A certificação energética teve um papel excepcional na promoção da energia solar térmica para aquecimento de água sanitária, uma vez que só se atinge o A+ [nota máxima] com essa componente. Juntando a isto um melhor isolamento, esta é a grande mudança que a classificação [em vigor desde 2007] trouxe aos investidores", assegura o arquitecto.



12 de fevereiro de 2010

Espanha propõe “estratégia comum” para os carros eléctricos

A presidência espanhola da União Europeia propôs hoje uma “estratégia comum de desenvolvimento da viatura eléctrica”, um tema que está, pela primeira vez, no centro de uma reunião informal dos ministros da Indústria da UE, em San Sebastian.

O carro eléctrico é apresentado pelos Governos e industriais como uma oportunidade para relançar a economia e como uma necessidade ecológica face às alterações climáticas. Mas actualmente os países europeus estão a trabalhar separadamente.

Além disso, o desenvolvimento a grande escala do veículo eléctrico coloca ainda numerosas questões: custos elevados, harmonização das normas para as baterias e para os pontos de recarga (cuja rede ainda não está criada), consequências sobre o consumo e capacidade de produção de electricidade na União Europeia.

Este cenário justifica a vontade de Espanha promover uma abordagem “conjunta e global” a nível europeu, “para conseguir uma posição de vantagem competitiva neste sector”, comentou o ministro espanhol.

A presidência espanhola da UE convidou para esta reunião representantes dos sectores eléctricos (Iberdrola), automóvel (Renault) e industrial (Siemens).

Chávez multa quem gaste mais energia

O presidente da Venezuela tem um novo plano para poupar energia no país, que consiste na atribuição de multas a quem gastar muito e de descontos a quem poupar no consumo.
«A todos aqueles altos consumidores que não reduzirem a partir de hoje o seu consumo em pelo menos 10 por cento vai aplicar-se um aumento na factura mensal de 75 por cento sobre o que pagam hoje», afirmou Hugo Chávez numa nota da Presidência.
Os venezuelanos que gastarem mais de 10 por cento de energia em relação aos últimos meses, terão um acréscimo de 100 por cento na conta mensal, e os que ultrapassarem os 20 por cento de consumo terão uma multa de 200 por cento sobre o valor pago actualmente.

Indústria solar ensombrada por entraves legais

"A microgeração é um mercado estável mas extremamente deficitário em termos de licenciamento. A tarifa [paga aos microprodutores] é generosa, excessivamente generosa. Não existe uma estratégia de qual será a tendência para o sector para os próximos anos." Muitas críticas numa só voz.

A conferência "Energia 2020", na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, projectou o futuro desta indústria, indicando que a margem de crescimento é elevada. Mas ainda está limitada. Pedro Ferreira, director de planeamento da EDP, disse que a meta governamental de ter 1.500 megawatts (MW) de potência solar em Portugal "é absolutamente essencial". Mas primeiro, realçou Pedro Ferreira, "há que desbloquear o processo de licenciamento". E também "adequar a actual tarifa à evolução do custo das tecnologias, o que poderá ter um sentido descendente no caso do fotovoltaico ou ascendente na energia solar de concentração".

Cresce interesse por hotéis verdes no Brasil

O luxo e o conforto oferecidos pelos hotéis estão frequentemente relacionados a extravagâncias e desperdícios. Mas a cada dia é mais comum que empreendimentos e hóspedes tentem aliar o bem-estar e o aconchego com o respeito ao ambiente. O movimento é observado no Brasil e no mundo.
Entre as ações adotadas estão o tratamento de esgoto, a separação do lixo, a redução do consumo de água e o aproveitamento de fontes alternativas de energia, como a solar.
Além de ações de sustentabilidade, alguns hotéis vêm adotando medidas de integração com a comunidade onde eles estão instalados. Esse é o caso do hotel Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande, no Vale do Ribeira. O empreendimento patrocinou um grupo de artesãos da região e promoveu o renascimento de grupos de dança de fandango.
O hotel faz tratamento de esgoto produzido nos chalés que foram construídos com sobras da indústria de laminação de madeira. O estabelecimento tem lareiras apenas decorativas. Para não perder o charme, mas evitar a queima de lenha e a emissão de gás carbônico, o hotel usa velas.

Para além disso o hotel não tem piscinas. "Alguns hóspedes pedem, mas para quê gastar com água e manutenção se na área há lagos que permitem a natação e um contato mais próximo com a natureza?", questiona Lizo Filho, coordenador do Paraíso.

Carros eléctricos: aumento de poluição é «disparate»

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) do Porto considerou um «disparate» e um «absurdo completo» um estudo que defende que a circulação de automóveis eléctricos aumenta a emissão de gases poluentes.
«Portugal, mesmo que não tivesse energia eólica, só com a transferência de veículos de transporte com motores de combustão interna para veículos eléctricos teria uma redução líquida nas emissões de dióxido de carbono e na importação de combustíveis» fósseis, sustentou o director do INESC do Porto, Vladimiro Miranda.
O responsável defendeu que a diminuição das emissões de gases poluentes e da importação de combustíveis fósseis, como o petróleo, ocorre «imediatamente», desde que haja, por exemplo, «um parque de produção» de energia que inclua centrais a gás. Ora, produzindo Portugal energia eólica, energia renovável extraída a partir do vento, a vantagem será «maior», já que o país poderá «valorizar essa energia» com a sua «correcta combinação» com o armazenamento de energia eléctrica nas barragens e nas baterias dos automóveis, sustenta o docente.

Carros eléctricos podem aumentar emissões poluentes

A circulação de carros eléctricos pode provocar um aumento das emissões de dióxido de carbono, a menos que estes veículos sejam abastecidos com energia «verde», refere um relatório divulgado pela Quercus.
As conclusões do estudo, apresentadas este domingo em Bruxelas, levaram as organizações ambientalistas que o divulgaram a «apelar ao estabelecimento de metas de energias renováveis na produção de electricidade que assegurem que os veículos eléctricos terão mesmo emissões zero».
O estudo indica que a legislação europeia que regula as emissões dos carros apresenta «graves lacunas», ao autorizar os construtores automóveis a «compensar» a venda de veículos eléctricos com a venda de veículos mais poluentes, que escapam aos limites de emissão definidos na legislação.
O vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira, salienta que «Portugal tem feito um esforço significativo na produção de electricidade de origem renovável, mas não tem sido transparente na comunicação pública do seu peso relativo, exagerando nas contas».

Energias renováveis criam 100 mil empregos até 2020 - Governo

O secretário de Estado da Energia e Inovação garantiu hoje, na Sertã, que até 2020 serão criados cem mil postos de trabalho na área das energias renováveis.

"Até 2020 pretendemos criar mais de uma centena de milhar de postos de trabalho nesta área, bem como diminuir os gastos e a nossa dependência energética", sublinhou.
José Carlos Zorrinho abordou as principais medidas que estão a ser desenvolvidas no âmbito desta "revolução limpa" e que vão abranger todo o território, pois "este modelo económico sustentável ganha com a coesão nacional".


China dobra produção de energia eólica

Diante do forte apelo mundial por energias alternativas às fósseis, como o petróleo, a China fechou mais um ano com crescimento acima de 100% no setor de energia eólica. O país alcançou 25,1 GW, com a adição de 13 GW em 2009, segundo o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, sigla em inglês). “Dadas as taxas atuais de crescimento, podemos esperar que a meta oficial de 150 GW seja cumprida antes de 2020”, disse o secretário geral da Associação Chinesa das Industrias de Energias Renováveis, Li Jufeng.

Apesar desses números, os Estados Unidos continuam na liderança em relação a capacidade total instalada, com 35 GW, tendo adicionado 10 GW em 2009, um crescimento de 39%. Já na Europa o desenvolvimento também é forte (foram instalados 10,5 GW em 2009, com a Espanha em primeiro lugar (2,5 GW), seguida da Alemanha (1,9 GW), França, Itália e Reino Unido (que adicionaram mais de 1 GW à nova capacidade de geração).



EDP instala 50 mil contadores digitais em projecto-piloto

A rede eléctrica inteligente vai chegar a milhares de casas portuguesas. A EDP vai implementar já este mês um projecto, o InovGrid, que permite a substituição de 50 mil contadores em alguns pontos do país. Um investimento que rondará os 15 milhões de euros.

O InovGrid - lançado em 2007, mas guardado até hoje na gaveta - é um projecto-piloto, feito no âmbito da proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), para modernização das linhas de distribuição, financiado em parte por fundos comunitários e pela EDP.
Este projecto não tem apenas como finalidade substituir os actuais contadores por digitais, mas estabelecer um novo paradigma de gestão da rede mais inteligente que permita no futuro gerir a procura e integrar a produção descentralizada de energia eléctrica.
No imediato, o piloto será implementado no município de Évora, seguindo-se Lisboa, Viana do Castelo e Cantanhede. A segunda fase do projecto prevê a extensão da rede inteligente a 600 mil lares, estimando-se a implementação dos novos aparelhos aos seis milhões de consumidores até 2017.



Martifer volta a ceder à Galp Energia posição maioritária na Ventinveste

A liderança da Martifer no consórcio Ventinveste, que tem a seu cargo o desenvolvimento de 400 megawatts (MW) de parques eólicos em Portugal, durou pouco mais de seis meses. A Martifer anunciou ontem a venda, por cinco milhões de euros, de uma participação correspondente a 15% da Ventinveste.
"Não há nenhuma razão especial para a venda. Quando o consórcio foi formado havia uma paridade entre a Martifer e a Galp. Isto é apenas consumar essa paridade nas posições", explicou Jorge Martins, presidente executivo da Martifer.

EDP Renováveis aumentou capacidade instalada em 23% no ano passado

A EDP Renováveis reforçou em 23% a sua capacidade instalada nos vários países onde está presente, tendo adicionado no ano passado 1.175 megawatts (MW) de potência, informou hoje a empresa, num relatório à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Desse crescimento mais de metade foi conseguido no último trimestre do ano, período em que foram adicionados 650 MW ao parque eólico da EDP Renováveis. Só os Estados Unidos da América (EUA) absorveram mais de metade dessas instalações. Foram 328 MW nos EUA e 322 MW na Europa.

Empresa de painéis solares será primeira companhia chinesa a patrocinar Copa

A empresa Yingli Solar, uma das maiores fabricantes de painéis fotovoltaicos do mundo, será a primeira companhia chinesa a patrocinar a Copa do Mundo.
Segundo um anúncio feito pela Fifa e a própria empresa, essa é também a primeira vez que uma companhia de energia renovável patrocina o evento.
"Nos sentimos privilegiados por essa oportunidade e esperamos oferecer nossa experiência para ajudar a Fifa a, através do esporte, promover um meio ambiente mais verde", disse Liansheng, presidente da Yingli Solar.

China organiza primeira exposicão universal ecológica

Cesto em forma de trompete para recolher a água da chuva

A China, maior produtora de gases de efeito estufa do mundo, vai organizar uma primeira exposição universal ecológica, em Xangai - metrópole que espera mudar sua imagem, de poluída para cidade verde.
Graças à teconologias inovadoras, os organizadores da "Expo 2010", a partir do próximo dia 1º de maio, esperam fazer do espaço de 5,28 km² dedicado à mostra, um oásis em pleno centro da cidade.
Na avenida onde se localiza a Expo, estarão oito imensas "cornetas" de metal criadas para captar a luz solar e para levá-la ao subsolo, além do recolhimento de água da chuva que servirá para encher as cisternas dos banheiros e regar as áreas verdes, que cobrem "um terço do espaço", explica Xu.
Os edifícios chineses, que serão utilizados após a exposição, contarão com uma série de elementos ecológicos, como o pavilhão temático, equipado com o maior teto de painéis solares do mundo.

4 de fevereiro de 2010

Conceito de transporte aéreo combina dirigível com cruzeiro de luxo

O Aircruise é um conceito de transporte aéreo desenvolvido pela empresa inglesa de design Seymourpowell. A ideia é conceder conforto absoluto aos passageiros em uma viagem luxuosa e sem pressa e combinar um hotel de luxo com um cruzeiro. O veículo tem formato de pipa e é erguido do solo por 330 mil metros cúbicos de gás hidrogênio, com capacidade de levantar até 396 toneladas. A energia elétrica é obtida com placas fotovoltaicas e, portanto, energia solar.

Sertã lidera projecto europeu nas energias renováveis

As energias renováveis estão na base de um projecto que envolve nove estados-membros da União Europeia e é apresentado esta quarta-feira na Sertã, no distrito de Castelo Branco.

O "RETS: Renewable Energies Transfer System" conta com a participação de municípios e outras organizações e tem como objectivos melhorar o conhecimento e as competências dos responsáveis políticos no que diz respeito às energias renováveis, de modo a que possam ser utilizadas no desenvolvimento da economia local de cada um dos 12 municípios que aderiram ao projecto.

Portugal está representado pelos concelhos da Sertã (Castelo Branco) e Pinhel (Guarda).

França, Alemanha, Hungria, Itália, Reino Unido, Holanda, Roménia e Eslovénia integram a lista com municípios e outras organizações, como universidades ou agências de desenvolvimento.

"A Sertã é desde a década de 50 uma produtora de energia renovável, com a construção das primeiras barragens", lembra Paulo Farinha Luís, justificando assim o interesse do concelho pelo projecto.

EDP Renováveis perde campeonato americano das eólicas para Iberdrola

Se o mercado norte-americano de energia eólica fosse um campeonato, a EDP Renováveis teria perdido a temporada de 2009 para a concorrente Iberdrola.
No ano passado, os Estados Unidos da América (EUA) cresceram como nunca, com 9.921 megawatts (MW) eólicos adicionados. A Iberdrola reforçou o segundo lugar, instalando 1.242 MW, enquanto a EDP Renováveis instalou 769 MW, passando de quarto para terceiro operador eólico dos EUA.

Os EUA têm agora um total de 35.159 MW de potência eólica. E neste campeonato, a liderança permanece com uma equipa da casa, a NextEra Energy, com 7.459 MW (21,1% do total), segundo os dados da AWEA, a associação norte-americana de energia eólica.

 

Produção de energia eólica cresceu 23% entre 2008 e 2009 na União Europeia

A produção de energia eólica subiu 10.163 MW na União Europeia entre 2008 e 2009 para os 74.767 MW, um crescimento de 23%, segundo dados hoje revelados pela Associação Europeia da Energia Eólica.
Segundo a mesma fonte, deste total, 582 MW foram instalados "offshore".
O investimento em parques eólicos na UE em 2009 totalizou 13 mil milhões de euros, dos quais 1,5 mil milhões se destinaram a equipamentos "offshore", revela também a Associação Europeia da Energia Eólica (EWEA, na sigla inglesa).
Em 2009, e pelo segundo ano consecutivo, foi instalada na UE mais energia eólica do que qualquer outra tecnologia geradora de electricidade.

Rede eléctrica inteligente chega a milhares de casas

Portugal irá arrancar este mês com a implementação, em larga escala, de uma rede eléctrica inteligente, ou "smart grid". Planeada desde finais de 2007, a iniciativa, a cargo de um consórcio liderado pela EDP, teve atrasos. Mas agora sairá do papel.
E a partir deste mês começarão a ser instalados 50 mil novos contadores, com funcionalidades que permitirão ao consumidor doméstico conhecer melhor os seus gastos, saber onde pode poupar e, no futuro, qual a melhor hora para vender energia à rede.

Com a "smart grid", "o consumidor terá sempre mais liberdade de escolha, mais informação, mais capacidade de gerir a sua factura energética", diz o presidente da EDP, António Mexia.

Testes de fusão nuclear devem começar em outubro

Um experimento científico poderá fazer com que a energia limpa e sustentável fique mais perto da realidade ainda este ano. Para isso, pesquisadores americanos planejam ativar o laser mais poderoso do mundo e produzir uma energia comparável à que alimenta a ignição das estrelas. Trata-se da tão sonhada fusão nuclear - o Santo Graal da energia verde.
Se o experimento for bem sucedido, irá gerar de dez a cem vezes mais energia elétrica do que a empregada para provocar a reação nucelar. Além do mais, será capaz de revolucionar a ciência e a política energética mundial, já que a energia de fusão utiliza hidrogênio, o elemento em maior abundância no universo.



Cadeira de rodas a energia solar

Um grupo de alunos da Escola Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, projectou uma cadeira de rodas elétrica movida a energia solar, uma ideia que querem tirar do papel, mas para a qual não têm fundos.
A ideia destes estudantes, a que chamaram «Seguir o Sol», consiste em «adaptar uma cadeira de rodas manual, para uma cadeira de rodas elétrica, motorizada», aproveitando «a energia solar», com a utilização de «painéis solares, para recarregar as baterias».
Juntando diferentes áreas do saber, os alunos do 11.º ano do curso de Eletrónica, Automação e Comando têm trabalhado em conjunto com o grupo envolvido na Área de Projecto de Física do 12.º ano, que está a estudar as energias renováveis, e com dois professores.


Brasil enviará ajuda para combater apagão na Venezuela

O governo brasileiro dará suporte técnico para a Venezuela tentar reduzir os seus problemas de falta de energia elétrica. A ideia é enviar um grupo de especialistas brasileiros para ajudar o governo de Hugo Chávez a implementar medidas para melhorar o aproveitamento do potencial de produção de energia venezuelano.

Diante da falta de chuvas e do baixo nível dos reservatórios das suas hidrelétricas, a Venezuela vem adotando desde o fim do ano passado uma política de racionamento, que afetou até o Estado de Roraima (importador de energia do país vizinho).



Martifer Solar instala novos parques fotovoltaicos em Itália

A Martifer Solar vai instalar dois novos parques fotovoltaicos no sul de Itália, com uma potência total de 6 megawatts.
A Martifer aumenta para cinco as instalações solares que já tem na região. Os dois novos parques vão ser geridos pelo grupo italiano Infrastrutture S.p.a., e espera-se que estejam operacionais no terceiro trimestre de 2010, anunciou a empresa em comunicado.
A Martifer Solar está presente desde Janeiro de 2008 em Itália, considerado um dos mercados emergentes a nível mundial no sector fotovoltaico.


Turbinas eólicas inteligentes conseguem prever o vento

Engenheiros da Universidade de Risoe, na Dinamarca, completaram com sucesso os primeiros testes práticos de uma nova turbina de vento - o gigantesco cata-vento responsável pela geração da energia eólica - que consegue prever e reagir às alterações no vento, otimizando a geração de eletricidade.
"Os resultados mostram que este sistema consegue prever a direção do vento, a intensidade do vento e até a turbulência. Com isto, estimamos que uma futura geração de turbinas de vento poderá aumentar a produção de energia e, ao mesmo, reduzir as cargas extremas que impactam no seu tempo de vida útil," diz o Dr. Torben Mikkelsen.