19 de fevereiro de 2010

Escola de Mirandela ganha concurso ecológico da Toyota

Terminou a votação para as melhores ideias de fábricas automóveis sustentáveis da terceira edição do concurso da Toyota “Reutilizar para Ganhar”, através da qual se encontrou o projecto vencedor. A autoria do projecto pertenceu aos alunos do 4º ano (D) da Escola Básica do 1º ciclo Nº1 - Central de Mirandela, que apresentaram uma maqueta imaginativa de uma fábrica automóvel auto-sustentada através da geração de energia solar, térmica, biomassa e eólica.

Seguindo o propósito desta iniciativa didáctica promovida pela marca japonesa em Portugal, o projecto vencedor deste ano recorreu ao aproveitamento de vários materiais e desperdício do quotidiano, como latas de refrigerantes, jornais e cartões velhos, canetas e garrafas de plástico, palhas e embalagens de sumos, entre outros.

À semelhança do que já acontece na fábrica da Toyota em Ovar, a proposta vencedora teve em conta uma eficiente utilização da luz solar para iluminar a fábrica, assim como para aquecimento, diminuindo o uso da electricidade. Em acréscimo, propõe duas torres eólicas construídas com latas de refrigerantes e painéis solares feitos de embalagens de sumo, para aumentar a auto-sustentabilidade a nível energético e assim garantir uma menor emissão de CO2 no processo produtivo.

O projecto conta ainda com uma ETAR, representada por garrafas de água, uma central de compostagem e uma horta biológica, a qual fornece à cantina da fábrica alimentos frescos, para além de permitir captar CO2 e diminuir o impacto que a fábrica possa causar na produção de automóveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário