A rede eléctrica inteligente vai chegar a milhares de casas portuguesas. A EDP vai implementar já este mês um projecto, o InovGrid, que permite a substituição de 50 mil contadores em alguns pontos do país. Um investimento que rondará os 15 milhões de euros.
O InovGrid - lançado em 2007, mas guardado até hoje na gaveta - é um projecto-piloto, feito no âmbito da proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), para modernização das linhas de distribuição, financiado em parte por fundos comunitários e pela EDP.
Este projecto não tem apenas como finalidade substituir os actuais contadores por digitais, mas estabelecer um novo paradigma de gestão da rede mais inteligente que permita no futuro gerir a procura e integrar a produção descentralizada de energia eléctrica.
No imediato, o piloto será implementado no município de Évora, seguindo-se Lisboa, Viana do Castelo e Cantanhede. A segunda fase do projecto prevê a extensão da rede inteligente a 600 mil lares, estimando-se a implementação dos novos aparelhos aos seis milhões de consumidores até 2017.
Sem comentários:
Enviar um comentário