A presidência espanhola da União Europeia propôs hoje uma “estratégia comum de desenvolvimento da viatura eléctrica”, um tema que está, pela primeira vez, no centro de uma reunião informal dos ministros da Indústria da UE, em San Sebastian.
O carro eléctrico é apresentado pelos Governos e industriais como uma oportunidade para relançar a economia e como uma necessidade ecológica face às alterações climáticas. Mas actualmente os países europeus estão a trabalhar separadamente.
Além disso, o desenvolvimento a grande escala do veículo eléctrico coloca ainda numerosas questões: custos elevados, harmonização das normas para as baterias e para os pontos de recarga (cuja rede ainda não está criada), consequências sobre o consumo e capacidade de produção de electricidade na União Europeia.
Este cenário justifica a vontade de Espanha promover uma abordagem “conjunta e global” a nível europeu, “para conseguir uma posição de vantagem competitiva neste sector”, comentou o ministro espanhol.
A presidência espanhola da UE convidou para esta reunião representantes dos sectores eléctricos (Iberdrola), automóvel (Renault) e industrial (Siemens).
Sem comentários:
Enviar um comentário