26 de abril de 2010

Lâmpada solar pode substituir as lamparinas de querosene

Nas regiões mais pobres do planeta a exposição ao querosene é responsável pela morte de uma pessoa a cada vinte segundos. Para amenizar esse problema, um grupo de designers do Plus Minus Solar desenvolveu o Solar Pebble.

A proposta é que essa pequena lâmpada solar substitua as tradicionais lamparinas de querosene. Assim, além de ser uma fonte de luz renovável de alta eficiência, a lâmpada poderá evitar os riscos da presença do combustível no interior das casas, como incêndios e intoxicações.

O equipamento é abastecido por pequenos painéis solares que alimentam as lâmpadas LED de alta eficiência. Pequeno, portátil e barato, ele ainda pode servir como fonte de energia limpa para pequenos eletrônicos. Com isso, os usuários poderão levá-lo consigo e usá-lo em todos os lugares, desde o farol da bicicleta até o teto da sala.

O equipamento fica totalmente carregado com 12 horas de exposição solar. Com a carga completa, ele pode iluminar um ambiente por um dia inteiro ou servir como carregador de bateria em locais sem eletricidade.

Segundo os fabricantes, outra vantagem do produto é o seu custo-benefício: um Solar Pebble custará um décimo do valor que as famílias gastariam mensalmente com querosene.

Sem comentários:

Enviar um comentário