20 de setembro de 2011

Valorlis aproveita lixo doméstico para produzir energia

Centro de Valorização Orgânica começou a funcionar há um mês. Aproveita o lixo doméstico recolhido dos contentores verdes para produzir energia eléctrica e composto, que pode servir para a agricultura

Começa com um simples gesto de manhã ou ao final do dia e pode originar a produção de energia eléctrica para servir cerca de quatro mil famílias. Há cerca de um mês que a Valorlis aproveita a recolha de matéria orgânica, o lixo doméstico depositado nos contentores verdes, para produzir electricidade.

Depois de um ano de ensaios, o Centro de Valorização Orgânica (CVO) começou a produzir energia eléctrica há cerca de um mês. Trata-se de um projecto pioneiro em Portugal e na Europa, dadas as características específicas na recolha da matéria orgânica. Ao contrário das unidades de valorização orgânica instaladas em Portugal e nos restantes países da Europa, onde as empresas recolhem o lixo num circuito já definido (restaurantes, cantinas, refeitórios, entre outros), a Valorlis aproveita a recolha de lixo realizada pelas Câmaras Municipais.

Sem comentários:

Enviar um comentário