26 de julho de 2010

ADENE e 10 bancos facilitam crédito para instalação de solar térmico

A Agência para a Energia (ADENE) assina hoje um protocolo com 10 instituições bancárias para facilitar o acesso ao crédito para a instalação de projectos de solar térmico e aquecimento em instituições de solidariedade social e pequenas e médias empresas.

O protocolo, explicou à Lusa o secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, garante 30 por cento do financiamento destes projectos por parte dos bancos, sendo que os restantes 70 por cento são financiados por fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Os projectos -- que podem ir dos "dez mil aos 50 mil euros" - são "cofinanciados em 70 por cento por fundos do QREN e os restantes 30 por cento são financiados pela instituição, que, no caso de ter necessidade, pode beneficiar das linhas de crédito que os bancos se comprometem a tornar disponíveis", explicou o secretário de Estado.

No entanto, este financiamento de 70 por cento passa para os 50 por cento nas regiões do Algarve e de Lisboa, de acordo com as regras comunitárias para as regiões de não convergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário