Portarias publicadas hoje determinam que só haverá subsídios para veículos até 50 mil euros com baterias que garantam autonomia superior a 120 quilómetros.
Os subsídios do Estado à compra de veículos eléctricos pelas famílias portuguesas vão limitar-se a automóveis com um preço até 50 mil euros, segundo determina uma portaria que hoje é publicada em "Diário da República".
O diploma indica também que só será dado o apoio de cinco mil euros a carros com autonomia superior a 120 quilómetros.
Ao fixar um tecto de 50 mil euros, o Governo exclui alguns modelos topo de gama que deverão surgir no mercado nos próximos anos. É o caso da versão eléctrica do desportivo Audi R8, por exemplo, cujo preço de venda deverá ultrapassar os 140 mil euros. O Roadster, da norte-americana Tesla, que é um dos modelos eléctricos com maior autonomia no mundo, é vendido por mais de 80 mil euros, pelo que também ficará de fora dos apoios.
Mas a generalidade dos modelos eléctricos que marcas como a Nissan, Renault e Mitsubishi estão a lançar está numa faixa de preços abaixo dos 50 mil euros. O Nissan Leaf, que terá as suas baterias fabricadas em Portugal, custará perto de 30 mil euros. O Governo dará um apoio de cinco mil euros por pessoa, o que significa que um agregado familiar poderá ter vários carros eléctricos subsidiados, desde que com titulares distintos.
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