4 de abril de 2011

Carros a gasolina e gasóleo expulsos das cidades

A Comissão Europeia (CE) divulgou o livro branco sobre a estratégia para o sector dos transportes até 2050, no qual propõe a eliminação dos carros a gasolina e a gasóleo dos centros urbanos.

A retirada gradual dos veículos de motorização convencional (50% até 2030 e 100% até 2050), substituídos por veículos eléctricos, a hidrogénio ou híbridos, bem como pelos transportes públicos e pelas deslocações a pé ou de bicicleta, já mereceu uma reacção da Ford que aconselha a CE a abordar os problemas ambientais e de congestionamento sem esquecer a vontade dos consumidores e a necessidade de preservar postos de trabalho.

O construtor norte-americano acredita mesmo que as propostas delineadas no livro branco não garantem o objectivo de diminuição em 60% das emissões de gases poluentes. «Enquanto a indicação de expandir a utilização de veículos eléctricos vai de encontro ao nosso objectivo comum de redução de gases com efeito de estufa, dependendo da forma como a electricidade é gerada, a verdade é que não vai resolver o problema do congestionamento». E sugere um debate sobre como melhorar as infra-estruturas rodoviárias e garantir o aumento exponencial da procura de electricidade nos próximos 20 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário