26 de abril de 2011

Google investe 70 milhões em parque de energia eólica

O consórcio inclui empresas japonesas – o objectivo é criar o maior parque eólico do mundo.

A aposta da Google na energia não é nova, mas agora a tecnológica liderada por Larry Page vai avançar com projectos concretos. A Google vai investir 100 milhões de dólares (70 milhões de euros), no parque eólico de Shepherds Flat, em parceria com a General Electric (GE) e integrando um consórcio de empresas japonesas, a Itochu Corporation e a Sumitomo Corporation. O investimento total atinge 500 milhões de dólares (350 milhões de euros).

A Google já anunciara investimentos na construção da maior central solar do mundo e agora avança com um novo projecto nas renováveis. A parceira GE ficará responsável pelas turbinas deste parque, que está a ser construído no estado de Oregon, nos Estados Unidos. "Este projecto é particularmente atractivo porque usa um sistema de turbinas muito avançado, além de gerar energia limpa e renovável", explicou Rick Needham, responsável de operações comerciais ‘verdes' do Google, no blogue da empresa.

O novo parque eólico está avaliado em dois mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) e vai incluir 338 aerogeradores da GE. A empresa ficará também responsável pela manutenção do parque nos primeiros dez anos. O novo parque deverá gerar cerca de 845 megawatts quando estiver em funcionamento, em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário