19 de abril de 2011

Energia solar pode refrigerar ambientes e manter alimentos frescos

A luz solar pode refrigerar ambientes e manter os alimentos frescos: tecnologia para o resfriamento solar ajuda o clima, mas ainda é muito cara para utilização em escala global.

"Resfriado com luz solar" – esse selo ecológico poderá vir estampado nas futuras embalagens de alimentos. Pesquisadores querem tornar frutas e legumes mais duráveis através dos raios de sol, principalmente em países em desenvolvimento, onde os refrigeradores são artigo de luxo e a energia elétrica só existe em regiões de grande concentração populacional.

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE) demonstraram que a refrigeração solar funciona: no projeto Medisco, da União Europeia, eles instalaram sistemas solares para resfriar vinho em uma vinícola na Tunísia e leite em uma fábrica de laticínios no Marrocos.

"A técnica é aplicável em regiões ricas em insolação, principalmente em áreas remotas, onde devido à escassez de água e falta de fontes de energia regulares não há possibilidade de refrigeração convencional", diz Tomas Núñez, pesquisador do ISE. "É um método benéfico para o ambiente. Além disso, o custo da energia para equipamentos de refrigeração convencionais é reduzido ao mínimo."

Sem comentários:

Enviar um comentário