5 de novembro de 2010

Governo cabo verdiano instala segundo parque solar fotovoltaico

O segundo parque solar foto voltaico em Cabo Verde, construído na cidade da Praia, com uma potência de cinco mega watts, foi inaugurado quinta-feira pelo Primeiro-Ministro, José Maria das Neves, noticiou a PANA.

A infra-estrutura, cuja construção orçou em cerca de 19 milhões de euros, possui uma capacidade de produção anual de 8 mil e 120 mega watts por hora.

O parque solar da Praia, que ocupa uma zona de 13 hectares, começou a funcionar a pouco menos de um mês após a inauguração a 1 de Outubro último na ilha do Sal, da primeira central foto voltaico do arquipélago.

As duas centrais, consideradas como "as maiores em funcionamento em África", vão garantir a produção de cerca de 4 porcento de energia total produzida por todo o arquipélago e evitarão a emissão anual de 13 mil toneladas de dióxido de carbono.

Os parques solares foto voltaicos da Praia e do Sal, são dois primeiros grandes projectos no domínio das energias renováveis em Cabo Verde, executados com recursos de uma linha de crédito de 100 milhões de euros disponibilizados pelo governo português, com a participação do governo cabo - verdiano.

Segundo o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves, com "esse grande projecto", Cabo Verde, com apoio de Portugal, dá um importante passo no seu plano estratégico, que tem como ambição "construir um país liberto das energias fósseis".

Sem comentários:

Enviar um comentário