O governo quer que a Suíça seja líder mundial em tecnologias verdes até 2020 e revelou um plano para impulsionar a pesquisa e a inovação.
Alguns resultados podem ser vistos na exposição Cleantech, que mostra invenções suíças como banheiros ecológicos e máquinas de café alimentadas por hidrogênio.
Um plano de meta batizado "Cleantech" vai direcionar governo, autoridades, universidades e o setor tecnológico no sentido de impulsionar as tecnologias verdes (veja coluna à direita). Ele foi anunciado pela ministra do Meio-Ambiente, Doris Leuthard, dia 04 de novembro durante uma conferência sobre inovação na capital, Berna.
"O reconhecimento do setor de tecnologia verde por parte do governo é muito bem-vindo", disse Maya Graf, parlamentar verde e agricultora orgânica, que conduziu a turnê pela Expo Cleantech.
O plano pretende unir ciência e negócios – uma decisão que segundo Graf levou tempo demais para ser tomada: "Há dez anos que estamos dizemos que a Suíça está ficando para trás no setor da tecnologia verde", declarou à swissinfo.ch. "Isso aumenta o abismo entre nós e os líderes mundiais, sem contar o potencial de emprego do setor que está sendo perdido".
Sem comentários:
Enviar um comentário