O PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica 2011-2012, promovido pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, aprovou 57 medidas que serão implementadas por 20 promotores e que permitirão uma poupança energética de cerca de 2.244 GWh e de 830 mil de toneladas de CO2, com um benefício social de 155 milhões de euros ao longo dos próximos 21 anos. Esta poupança equivale ao consumo anual de cerca de 750 mil famílias.
As 57 medidas aprovadas foram seleccionadas de 165 candidaturas apresentadas por 48 promotores e sujeitas a um concurso de selecção baseado em critérios técnico-económicos, previamente definidos nas regras do plano de promoção da eficiência no consumo.
Nesta quarta edição do PPEC, cerca de 21% das candidaturas aprovadas são medidas inovadoras de gestão da procura baseadas em equipamentos de registo e medição de energia inteligentes que, além de proverem directamente a poupança de energia, contribuem para o incremento da elasticidade da procura, tornando o mercado de electricidade mais concorrencial e eficiente. Estas medidas integram, além de novas soluções de medição e registo de consumos, acções de informação que visam a mudança de comportamentos dos consumidores.
Sem comentários:
Enviar um comentário