Será um dos maiores projetos eólicos em África e a primeira concretização da parceria público-privada sobre a energia renovável na África Subsariana.
Túnis - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco Europeu de Investimento (BEI) concluíram um acordo para o financiamento com 59 milhões de dólares americanos de um projeto de energia eólica em Cabo Verde.
"Será um dos maiores projetos eólicos em África e a primeira concretização da parceria público-privada sobre a energia renovável na África Subsariana", informou o BAD, num comunicado citado pela agê.
O projeto, elaborado graças a uma parceria entre o Governo cabo-verdiano e a empresa local de eletricidade Electra, fornecerá mais de 28 MW de capacidade de produção de eletricidade e ajudará o arquipélago a atingir o objetivo ambicioso de cobrir 25 porcento das suas necessidades locais de eletricidade em energia renovável até 2012 para passar a 50 porcento até 2020.
O programa terá como efeito reduzir as emissões de gás com efeito de estufa, bem como aumentar o acesso à eletricidade em Cabo Verde e diminuir as necessidades de importação de combustível pago em divisas. Ele ajudará ainda a fazer da energia eólica uma fonte fiável de energia renovável não poluente nas ilhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário