20 de dezembro de 2010

Prédio inteligente no Brasil vai economizar 20% em água e energia e abrigar laboratório inédito

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) inaugura hoje seu edifício-sede, um prédio inteligente localizado no Campus Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, na Cidade Universitária.

A obra tem 2.833 m2 divididos em dois pavimentos e três blocos e reúne tecnologias de ponta afetas ao conforto térmico e acústico, iluminação inteligente com baixo consumo de energia, utilização de energias renováveis, reutilização da água, segurança laboratorial e uso de materiais nanoestruturados. A expectativa é que a utilização de sistemas automatizados e de controle de custos diminua em até 20% os gastos com água e eletricidade.

O empreendimento vai abrigar os laboratórios Multiusuário de Nanotecnologia, Biocombustíveis, Diagnose Fitossanitária e Central Integrada de Análises, inédito no Nordeste, com capacidade de processar diversos tipos de análises, como fitoterápicos e combustíveis, obtendo resultados mais apurados. Além dos laboratórios de biotecnologia e nanotecnologia, o edifício-sede terá ainda o Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas (LINCS) que atua na área de microeletrônica.

Sem comentários:

Enviar um comentário