Todos os novos táxis que circulem em Londres a partir de 2020 vão ser eléctricos, garantiu ontem o mayor daquela cidade, Boris Jonhson.
A iniciativa tem como objectivo melhorar a qualidade do ar da capital britânica, considerada hoje a pior de todas as capitais europeias.
Aliás, a má qualidade do ar é considerada, neste momento, um dos principais problemas de saúde pública na Grã-Bretanha, pelo que não será de estranhar que esta medida se propague por outras áreas metropolitanas daquele País.
A partir de 2012, a câmara londrina vai recusar licenciar táxis com mais de 15 anos – o que irá reduzir em 1.200 táxis a actual frota de 22 mil. Os mini-taxis que também circulam em Londres terão regras mais rígidas: todos os veículos com mais de dez anos desaparecerão da frota em 2012.
Paralelamente, também os taxistas terão aulas de eco-condução a partir de Janeiro de 2012. Todos os novos táxis licenciados a partir de 2020 terão de ter zero emissões, uma decisão que levará a câmara londrina a investir perto de 1,2 milhões de euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário