Vai ser instalado na A25 um tipo de iluminação com mais vantagens, a começar pela durabilidade média de vida, mas também pelo consumo de energia eléctrica. Outro ponto favorável na utilização desta tecnologia prende-se com a manutenção do fluxo luminoso.
Numa altura em que a palavra poupar está na ordem do dia, a concessionária de auto-estradas Ascendi está a desenvolver um projecto que visa reduzir o consumo energético na iluminação das suas vias, ao mesmo tempo que melhora a visibilidade nos nós de acesso às vias rápidas. O projecto conta o apoio do Instituto Superior de Engenheira do Porto (ISEP) e pretende reduzir em cerca de 60% o consumo energético nas auto-estradas concessionadas à Ascendi.
O objectivo do recurso à tecnologia LED na iluminação dos eixos viários é simples. "A nova solução terá consequências no que respeita à mudança da cor da iluminação", explica Sérgio Ramos, um dos engenheiros do ISEP que trabalhou no parecer técnico de viabilidade. "Em vez da tradicional cor da lâmpada de Sódio de Alta Pressão verificar-se-á o aparecimento de uma iluminação viária de cor branca", com a vantagem que "a mudança de cor contribuirá para uma melhor identificação e reconhecimento dos objectos ao longo da via pública", frisa aquele responsável.
Sem comentários:
Enviar um comentário