18 de junho de 2010

Concentrar o Sol para ter energia

Um projecto inovador de concentração solar com um aproveitamento duplo - térmico e eléctrico - e com rendimentos globais acima dos 70% está em fase de lançamento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Quando começar a ser comercializado, passará a ser possível e rentável, em qualquer prédio habitacional, aquilo que agora não o é com os painéis solares: produzir electricidade, ao mesmo tempo que se processa ao aquecimento da água.

O projecto - designado EFISTEC (Efficient Solar Technology) - venceu a primeira edição do concurso de ideias e negócio - iUP25K - promovido pela Reitoria da Universidade do Porto.

Os seus mentores são Leonel Ramos (aluno do doutoramento em Engenharia Civil) e Hugo Gonçalves (do Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e Computadores), que arrecadaram o prémio de 15 mil euros e a possibilidade de incubação no Parque de Ciência e Tecnologia da UP.

Os dois engenheiros partiram da constatação da impossibilidade de, nas zonas urbanas, e mais concretamente nos edifícios habitacionais, conjugar - por falta de espaço nas coberturas - painéis térmicos solares (usados para o aquecimento de água) e painéis fotovoltaicos (para a produção de electricidade). Encontrar um novo sistema modular com aquela dupla função, destinado às zonas urbanas, mostrava-se uma ideia brilhante, motivada quer pelo constante aumento do petróleo quer pelo aparecimento dos automóveis eléctricos, que exigirão aos consumidores maiores gastos com electricidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário