Como já acontece nas vizinhas ilhas dos Açores, a Madeira vai apostar na geotermia como fonte de energia renovável. A geotermia é um investimento em “mais uma fonte de energia limpa, sendo diferente da dos Açores, visto ser em profundidade” – declarou o presidente do conselho de administração da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), Rui Rebelo.
Na Madeira já existem projectos de biocombustível marinho, que serão colocados no terreno este ano no Porto Santo, e gás natural. Deste modo a região está a apostar forte nas energias renováveis, tentando-se tornar menos dependente do exterior em termos energéticos.
O projecto foi apresentado no dia 18 de Junho no Funchal, tendo a participação do Vice-Presidente do Governo Regional, e será diferente dos Açores porque os especialistas pensam que os reservatórios geotérmicos na Madeira estejam a uma profundidade de 3 a 10 quilómetros. Rui Rebelo durante a apresentação afirmou que a primeira fase será um estudo para identificar reservatórios e que arrancará em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário