1 de junho de 2010

Costa portuguesa apresenta alto potencial energético

O movimento das ondas do mar pode dentro de dez a quinze anos ter um forte impacto na produção de energia eléctrica na Europa. Esta é a convicção da Vattenfall da Noruega, uma das maiores empresas europeias de energia.

As empresas Enersis e a Pelamis Wave Power deram início em 2008 a um projecto com tecnologia Pelamis na costa portuguesa prevendo uma capacidade de 2,25 MW e abastecer 1500 casas. Mas o projecto não teve sucesso.

Um projecto fracassou, mas as potencialidades energéticas da costa portuguesa mantêm-se. «Se formos ver as metas que os vários Estados-membros fixaram para 2020, na área da energia dos oceanos, que inclui basicamente ondas e correntes, somando essas várias metas nós temos cerca de 3600 Mega Watts previstos para 2020 e para lá de 2000 são ondas. Há no resto da Europa uma grande pujança e um grande interesse, vemos as grandes empresas a começarem a entrar nesta área e é bom que em Portugal as pessoas percebam que este é um caminho que se faz com alguns percalços e aquilo que se passou foram percalços. Não nos deve distrair daquilo que é um objectivo que é participar neste desenvolvimento», afirma António Sarmento.

Sem comentários:

Enviar um comentário