Num tempo em que as preocupações ecológicas andam cada vez mais presentes no cotidiano, o desenvolvimento de um ônibus movido à hidrogênio e que não causa danos ao meio ambiente é, no mínimo, um alento. O veículo foi lançado esta semana no Rio de Janeiro e é o primeiro do Brasil a usar este combustível com tecnologia 100% nacional. Na aparência, ele é igual aos convencionais.
Desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ônibus tem três fontes de eletricidade – bateria carregada a rede elétrica, pilha a combustível alimentada com hidrogênio e pela regeneração da energia cinética produzida a bordo (acelerar). “No veículo, o hidrogênio se transforma em energia elétrica armazenada em ultracapacitores”, disse o coordenador do projeto, Paulo Emilio Valadão Miranda.
Além da contribuição ambiental, ao “substituir os veículos convencionais por um que emite vapor da água”, diz Miranda, ele apresenta outra vantagem importante: “O veículo é silencioso, o que aumenta o conforto de moradores das imediações de vias congestionadas.”
Sem comentários:
Enviar um comentário