O projecto chama-se Innoenergy e irá trabalhar com seis plataformas dispersas pela Europa com o objectivo de aproximar universidades e empresas por via do conhecimento. Uma dessas plataformas está sediada em Barcelona e trabalha em estreita cooperação com Lisboa na investigação sobre energias renováveis.
Em fase de lançamento, o projecto Innoenergy é, como salientou o coordenador do Innoenergy Josep Bordonau, “um conceito que saiu de uma ideia de Durão Barroso”. Por esta origem e porque será gerida como negócio, esta iniciativa será apoiada por uma empresa (a Societas Europae), que terá sede em Bruxelas.
“Entre Espanha e Portugal temos trabalhado para mostrar que temos capacidade de executar um dos projectos-estrela, mais concretamente o de equipamentos e processos para a indústria de eficiência energética”, referiu o coordenador do Innoenergy em Barcelona.
Além desta investigação, caberá à plataforma ibérica do Innoenergy investigar sobre eólicas “offshore”, testar tecnologias de energia solar de concentração e procurar soluções que reduzam custos nos sistemas fotovoltaicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário