12 de março de 2010

Chuva: renováveis garantem 72% do consumo de luz até Fevereiro

Com a chuva a atingir níveis recorde, a produção hidroeléctrica disparou 75% nos primeiros dois meses deste ano. Esta é a principal explicação para o nível recorde de produção de energias renováveis em Portugal.

Os dados da REN (Redes Energéticas Nacionais) até Fevereiro mostram que cerca de 72% da energia consumida em Portugal Continental veio de fontes renováveis. Este valor histórico resulta da combinação de dois factores: o elevado nível de precipitação - admite-se que 2010 venha a ser o ano com o coeficiente de hidraulicidade mais elevado dos últimos 20 anos - com o reforço da produção eólica verificado nos últimos anos.

A potência instalada da electricidade a partir do vento tem vindo a subir de forma consistente. Nos primeiros dois meses do ano, a energia do vento foi responsável por mais de 21% da procura de electricidade em Portugal, um acréscimo de 70% em relação ao mesmo período de 2009. Mas o factor determinante é a produção hidroeléctrica. Nos primeiros dois meses deste ano, as grandes barragens asseguraram o fornecimento de 43,4% da electricidade consumida em Portugal, tendo sido a forma de geração mais relevante no arranque de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário