19 de março de 2010

Conhecendo a tecnologia do Eixo da Expo

Os visitantes podem passear por todo o Parque seguindo o Eixo de mais de 1000 metros de extensão e 100 metros de largura. É uma construção semi-aberta de quatro pisos, sendo dois no subsolo. À primeira vista, os seis Vales Solares em forma de cone na parte superior do Eixo da Expo são os mais evidentes. Por que o nome Vales Solares? O vice-diretor da Administração Municipal da Expo, Huang Jianzhi, nos explicou:

"A forma dos Vales Solares parece a flor Glória da Manhã, pois a parte superior é grande e a inferior é pequena. Essa estrutura é capaz de iluminar até o segundo andar subterrâneo. Dessa forma os visitantes não vão se sentir no subsolo, mas sim na superfície da terra. É de onde vem o nome Vale Solar."

Com a entrada do sol e do ar graças à estrutura especial, melhora-se a qualidade do ar no interior e se diminui o consumo energético de uma iluminação artificial. No entanto, os Vales Solares ainda possuem muitos outros elementos científicos e tecnológicos avançados. Um deles é o sistema de coleta das águas das chuvas dedicado à limpeza sanitária e à irrigação de plantas. Zhao Changyi, gerente de projeto do Eixo da Expo, acredita que o sistema trabalha com a reutilização de água suja e reflete o conceito de sustentabilidade do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário