12 de março de 2010

Em 2009 vento gera 39% de energia eléctrica na Europa

Portugal foi o sexto país europeu que mais aumentou a capacidade de energia eólica instalada em 2009. Um ano de fortes investimentos no sector da energia eólica que cresceu 20% na União Europeia.

A instalação de parques de energia eólica continua a crescer nos países da União Europeia, apesar da crise económica. Esta é uma das conclusões a que chegou a Associação Europeia de Energia Eólica, no relatório de 2009 sobre a expansão do sector.

Na União Europeia, em 2009, 39% de toda a energia eléctrica foi gerada a partir do vento, seguida do gás com 26% e dos painéis fotovoltáicos com 16%.

«Temos grandes países como a Alemanha e a Espanha que estão a fazer investimentos há muito tempo mas estão a ser seguidos por três países que estão também a aumentar o investimento em energia eólica, são a Itália, o Reino Unido e a França. Portanto, de dois países com extensa capacidade para cinco países. Estamos a assistir a uma generalidade de países que estão a investir na energia eólica e isso na nossa perspectiva, obviamente, são boas notícias», afirma Christian Kjaer.

Portugal com um reforço de 673 Mega Watts (MW) é o sexto país que mais aumentou a capacidade de energia eólica instalada em 2009, logo atrás do Reino Unido com 1.077 MW mas muito longe do líder, a Espanha, com 2.459 MW. No total a capacidade de energia eólica instalada em Portugal situa-se nos 3,535 MW.

Sem comentários:

Enviar um comentário