Uma parceria entre a General Motors e o Grupo ABB pretende identificar utilizações suplementares para as baterias do Volt após a sua utilização na estrada.
A General Motors (GM) e o Grupo ABB vão trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de projectos-piloto que visam a reutilização das baterias do automóvel eléctrico Chevrolet Volt, identificando de que forma as baterias poderão contribuir para a melhoria da captação de energias renováveis, designadamente eólica e solar.
Esta oportunidade constitui a base de um memorando de entendimento assinado pela GM e pelo Grupo ABB. As duas empresas estão a colaborar no sentido de determinar de que modo a bateria de iões de lítio de 16kWh do Chevrolet Volt pode ser utilizada em sistemas de armazenamento de rede eléctrica estacionária, assim que terminarem a sua utilização na estrada. O objectivo último é criar uma solução inovadora e acessível do ponto de visto dos custos que permita melhorar a eficácia da acumulação de energia.
“A bateria do Volt terá uma capacidade significativa de acumulação de energia eléctrica mesmo após a sua utilização no automóvel. É por essa razão que estamos a conjugar esforços com a ABB no sentido de encontrar uma forma de prosseguir os benefícios ambientais das baterias do Volt, muito para além da sua utilização na estrada”, referiu o director executivo da GM para a área dos Sistemas Eléctricos, Híbridos, Veículos Eléctricos e Baterias, Micky Bly.
Sem comentários:
Enviar um comentário