8 de outubro de 2010

Grã-Bretanha foca em parques eólicos para mudar seu perfil energético

País está entre os mais atrasados na Europa na expansão da cota de energia renovável de sua matriz energética.

O vento é de longe a maior fonte de energia renovável da Grã-Bretanha, com capacidade geradora de energia que triplicou desde 2005, segundo estatísticas do governo

O gerente de informática aposentado Reg Thompson adora a vista da janela de seu quarto de dormir, com os campos verdejantes de Norfolk, no leste da Inglaterra. Mas se a E. ON, a companhia energética alemã, seguir seu projeto, a vista em breve vai incluir cinco turbinas eólicas com quinze vezes o tamanho de sua casa. A vista não é a única preocupação de Thompson, de 62 anos. Em abril, ele vestiu uma fantasia de pássaro com botas Wellington cor-de-rosa para protestar contra as turbinas e seus perigos para o ganso-de-pés-rosa, que tornou a região famosa. Restam apenas 250 mil deles e Thompson teme que as turbinas possam reduzir esse número.

"Fomos abençoados com esses animais raros, e o perigo é que eles se choquem com as turbinas ou percam seus alimentos no chão", disse Thompson. O conselho local deverá decidir sobre os planos da E. ON ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário