29 de outubro de 2010

Recorde de distância em estrada batido por veículo eléctrico alemão

Um veículo eléctrico alemão chegou esta manhã a Berlim, vindo de Munique, sem recarregar as baterias, batendo assim o recorde do mundo de distância em estrada, anunciou o ministro alemão da Economia, Rainer Brüderle.

Foram necessárias cerca de sete horas para que o veículo, um Audi A2 de quatro portas, percorresse cerca de 600 quilómetros.

“Se os jornalistas quiserem carregar o seu iPhone, ainda temos um pouco de electricidade”, desafiou o condutor, Mirko Hannemann.

“Até agora, os veículos eléctricos apenas podiam percorrer entre 60 a 70 quilómetros sem recarregar. Por isso, este é um grande avanço tecnológico”, comentou o ministro alemão, que esteve presente na chegada do veículo a Berlim.

Na verdade, investigadores japoneses já percorreram mais de mil quilómetros com um veículo experimental e num circuito determinado, mas as empresas alemãs Lekker Energie e DBM Energy equiparam uma viatura tradicional.

O Governo da chanceler alemã Angela Merkel quer ver nas estradas até 2020 um milhão de veículos eléctricos. Mas os gigantes alemães da indústria automóvel começaram tarde, em relação aos seus concorrentes asiáticos.

O número um mundial de viaturas de luxo BMW e o maior fabricante europeu, Volkswagen, anunciaram veículos eléctricos para 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário