15 de outubro de 2010

Opel adere a projecto de mobilidade eléctrica

A Opel aderiu ao projecto MeRegioMobil para fazer avançar a mobilidade do futuro, para o que desenvolveu três protótipos do novo Meriva com motorização eléctrica. Co-financiado pelo ministério alemão da Economia e da Tecnologia, este projecto de investigação tem como objectivo integrar os veículos eléctricos na rede eléctrica inteligente do futuro, que assim podem assumir a forma de unidades móveis de armazenamento de energia.

“A par de outros automóveis que a GM apresentou noutros mercados, estes protótipos servirão para estudar a praticabilidade, a facilidade de utilização e a aceitação dos veículos eléctricos junto dos consumidores. Com a nossa participação, estamos a dar um contributo importante para a definição dos padrões europeus em matéria de infra-estrutura energética, tecnologia de economia de electricidade e comunicações de dados”, afirmou Rita Forst, vice-presidente da Opel/Vauxhall para a área da Engenharia.

A Opel aproveitará o projecto MeRegioMobil para estudar novas tecnologias de carregamento inteligente passíveis de ser aplicadas em modelos futuros. O Meriva com motor eléctrico e bateria possui comandos electrónicos que permitem elevada flexibilidade de reabastecimento de energia eléctrica, tanto com corrente doméstica de 230V como com corrente alternada trifásica de 400V. O sistema foi projectado para ser compatível com uma rede inteligente e a bateria pode recarregar sempre que haja electricidade económica disponibilizada por fontes renováveis, como a energia eólica ou solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário