A expectativa é economizar R$ 20 mil ao ano .Além de oferecer mais conforto, o sistema possui de baixo consumo e alta eficiência energética.
Desde setembro, as 80 duchas dos vestiários e torneiras da cozinha do Clube dos Funcionários da Robert Bosch, em Campinas, contam com água aquecida pelo sol. A previsão é que o sistema proporcione uma economia de R$ 20.500,00 ao ano, além de reduzir a emissão de 22 toneladas de CO2 na atmosfera.
Para conseguir atender a demanda por água quente do clube, a divisão Termotecnologia da Bosch desenvolveu um projeto que contou com a instalação de 36 coletores solares de 2,37 m2 da Buderus (marca do grupo Bosch) e um sistema de apoio a gás, que será acionado apenas em períodos nublados.
"O novo projeto promoverá uma grande economia de energia e gás, já que antes o aquecimento da água era praticamente a gás", esclarece Ailton Silva, Engenheiro de Aplicação da Bosch e responsável pelo projeto. O sistema de aquecimento solar garante o fornecimento de até 5.400 litros de água quente por dia. "Cada coletor produz em média 210 kWh/mês, com 63% de eficiência energética, classificação A pelo Inmetro", ressalta.
Sem comentários:
Enviar um comentário