3 de janeiro de 2011

Cidade a hidrogénio está a surgir no mar do Báltico

A pequena ilha dinamarquesa Lolland, localizada no mar Báltico, quer usar o hidrogénio para armazenar a energia do vento em excesso, tornando-se na primeira cidade a hidrogénio. Actualmente a cidade produz mais 50 por cento da energia eólica que necessita para consumo interno.

O projecto Lolland Community Hydrogen pretende estabelecer Lolland como um líder europeu na tecnologia do hidrogénio. O calor combinado e a micro produção de energia (μCHP) será baseada em energia eólica, electrolisadores para a produção de hidrogénio e utilização em células de combustível (PEM).

Lolland espera converter toda a ilha ao hidrogénio através de um processo de três fases, duas das quais já começaram. A primeira fase foi concluída em 2006 após a criação do residencial Fuel Cell μCHP, em Nakskvov. O excesso da energia eólica faz trabalhar o electrolisador, que separa as moléculas de hidrogénio e oxigênio, que são armazenados em unidades de armazenamento de baixa pressão para controlar o fornecimento de hidrogénio às células de combustível, e a falta oxigénio para estações de água de limpeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário