17 de janeiro de 2011

Novo complexo tecnológico que combina estufas com centrais solares vai nascer na Jordânia

A inovadora infra-estrutura vai permitir produzir alimentos em estufas que serão alimentadas pela energia gerada por centrais solares, cujas necessidades de água serão, por sua vez, asseguradas pelas estufas.

Os governos da Jordânia e da Noruega assinaram recentemente um acordo com o grupo norueguês de tecnologia ambiental Sahara Forest Project (SPF) para a construção de um inovador complexo tecnológico perto de Aqaba, no Mar Vermelho.

A infra-estrutura, que combina diferentes tecnologias inovadoras para produzir alimento, água e electricidade, terá um carácter demonstrativo e sua construção deve iniciar-se em 2012 para que entre em funcionamento em 2015.

O núcleo deste complexo tecnológico são estufas que funcionam com água salgada, proveniente do Mar Vermelho, que se evapora para produzir água doce, criando um ambiente que permite a produção de culturas agrícolas. A outra componente são centrais solares, que utilizam espelhos para concentrar a luz num colector de calor que acciona uma turbina para gerar energia eléctrica. Esta energia alimenta a estufa que fornece à central solar a água de que necessita.

Sem comentários:

Enviar um comentário