Na inauguração do Parque Eólico Terra Fria, em Montalegre, José Sócrates defendeu que "a reforma portuguesa da área energética foi uma das reformas mais bem conseguidas em todo o mundo num curto espaço de tempo", considerando que "leva a pensar que é possível nas áreas críticas fazer mudanças e mudanças muito significativas".
Durante a cerimónia, realizada numa tenda montada 1.200 metros de altitude, José Sócrates considerou que a herança de nenhuma reforma jamais feita em Portugal pode ser comparável à realizada em termos de produção energética: "Em matéria de reformas, nenhuma deixa uma herança como esta. Sou de uma geração que herdou um país completamente subordinado à estratégia do petróleo e deixamos um país mais autónomo e confiante em si próprio".
O primeiro-ministro realçou que, "em 2005, o país não tinha estratégia e a única coisa que fazia era velar pela segurança do abastecimento, resignando-se à ideia de que devia ser dependente do petróleo", considerando que não podia "continuar dependente das oscilações do petróleo que limita a liberdade e afirmação económica".
Sem comentários:
Enviar um comentário