25 de maio de 2011

70% dos portugueses não querem centrais nucleares

Cerca de 70% dos consumidores particulares não concorda com a construção de uma central nuclear em Portugal, por entenderem existir riscos para a saúde pública e segurança.

Esta é apenas uma das principais conclusões de um estudo hoje apresentado pela Associação Portuguesa da Energia (APE), conduzido pela consultora Accenture. Na verdade, segundo aquele documento, a maioria esmagadora dos portugueses (70%) não quer ouvir falar sequer na hipótese de ver construir em Portugal uma central nuclear.

Provavelmente muitos deles não sabem que uma parte da eletricidade consumida em Portugal é gerada em centrais nucleares espanholas, sendo depois transacionada no mercado ibérico de energia elétrica e injetada na rede juntamente com a que tem origem noutras formas de produção, sobretudo renováveis.

Outra das conclusões aponta para que os consumidores, de uma forma geral, conhecem as energias renováveis e as respetivas vantagens, estando, cerca de metade, dispostos a pagar mais, desde que o acréscimo de preço seja inferior a 5%.

Sem comentários:

Enviar um comentário