Os carros da «moda» ainda não entraram na «moda» dos portugueses. Apesar de todos os apoios públicos as vendas não chegam a 100 de unidades. A maioria dos compradores são empresas.
Os veículos eléctricos ainda não ultrapassam a centena de unidades a circular em Portugal. Apesar do incentivo de 5000 € – que pode chegar aos 6500 € em caso de abate de veículo em fim de vida –, da isenção de Imposto sobre Veículos e Imposto Único de Circulação e de reduções no IRC, a mobilidade eléctrica foi opção apenas para 77 clientes, a maioria empresas.
Actualmente estão disponíveis cinco modelos 100% eléctricos no mercado português: Mitsubishi i-MiEV, Citroën C-Zero, Peugeot i-On, smart fortwo ed e Nissan Leaf. Este último tem sido o mais procurado pelos consumidores, registando 33 unidades vendidas a empresas e quatro a particulares. Segue-se o i-MiEV (20 unidades, 3 a particulares), o fortwo ed (10 unidades só a empresas, já que a smart não vende o ed no mercado de particulares), o i-On (7 unidades também só a empresas, seguindo a mesma estratégia da smart) e por último C-Zero (3 unidades a particulares).
Sem comentários:
Enviar um comentário