9 de maio de 2011

Indústria brasileira lança matéria-prima que acaba com dependência do petróleo para fabricantes de plásticos

A FCC faz na Brasilplast 2011, feira que será realizada de 9 a 13 de maio(segunda a sexta-feira),no Anhembi, em São Paulo/SP,) o lançamento do Fortiprene TPE VERDE, com até 50% de materiais renováveis, de origem vegetal. A nova matéria-prima representa um salto para as indústrias que fabricam objetos em plástico, porque é um passo importante para acabar com a dependência do petróleo para a cadeia produtiva.

O Fortiprene TPE VERDE é resultado de dois anos de pesquisas, desenvolvidas pela própria FCC, a primeira indústria do Brasil a ter uma solução própria para a produção de plástico de origem sustentável. O TPE – Elastômero Termoplástico – é um material que tem o comportamento elástico da borracha, mas é processado como plásticos, sendo totalmente reciclável.

O Fortiprene TPE VERDE pode ser utilizado em qualquer aplicação em que os TPEs tradicionais já são utilizados, como por exemplo, na substituição de peças feitas em borracha vulcanizada, utilidades domésticas, cabos de ferramentas e utensílios, além de peças de vedação automobilísticas, brindes e brinquedos, entre outros. O material é totalmente reciclável

O desenvolvimento do produto esteve focado também na questão econômica. O Fortiprene TPE VERDE não custa mais caro que um TPE convencional de propriedades similares, o que é um apelo importante para sua aceitação. Além de não custar mais, a nova matéria-prima da FCC pode ser processada no mesmo tipo de equipamento que qualquer outro TPE – injeção, extrusão, sopro e calandragem. Ou seja, para usar a matéria-prima renovável, as indústrias não terão que fazer qualquer modificação em seus processos.

Sem comentários:

Enviar um comentário