2 de maio de 2011

Portugal poupa 350 milhões de euros anuais em energia nas importações

Em comunicado, a ADENE refere que Portugal ultrapassou os objetivos em eficiência energética para 2010, tendo também cumprido 37 por cento das metas estabelecidas para 2015 no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE).

A eficiência energética "equivale a uma redução de 4,9 milhões de barris de petróleo, o que, a preços correntes, significa uma economia anual superior a 350 milhões de euros na fatura energética com o exterior".

"O valor da eficiência energética alcançado foi de 657 mil toneladas equivalentes de petróleo, uma economia de dimensão sensivelmente idêntica ao consumo estimado de combustíveis na auto-estrada entre Lisboa e o Porto, durante dois anos", explicita a Agência.

No entanto, a área do Estado precisa de "uma dinâmica mais forte e efetiva, registando pouco mais de 10 mil toneladas equivalentes de petróleo contabilizadas". Outra área com um nível de execução abaixo dos objetivos é a de comportamentos sociais, com apenas 28 mil toneladas equivalentes de petróleo.

Sem comentários:

Enviar um comentário