São 15 os projectos para ligação à rede de tecnologia fotovoltaica e solar de concentração, aprovados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Depois de uma selecção provisória, realizada de entre 87 pedidos de informação prévia (PIP) recebidos, a entidade validou os projectos que serão implementados no sul do País.
Na área do fotovoltaico de concentração (CPV), os cinco projectos seleccionados serão implantados em Setúbal, Moura, Tavira e Évora (esta região com dois PIP de CPV). SAPEC, a Tecneira, a Reciclamas, a Glintt e a Luz.On. são os promotores da tecnologia.
No solar de concentração (CSP), a tecnologia através de motores stirling foi contemplada em quatro dos projectos vencedores, promovidos pela Ramada (Évora), Hyperion Energy (Reguengos), Selfenergy (Silves) e Bragalux (Évora). A Efacec e o consórcio Abengoa/Fomentinvest vão apostar na tecnologia de torre solar em Tavira e Moura.
Foram também aprovados dois PIP relativos à tecnologia de fresnel linear, estando previstos para Faro e Moura. Em ciilíndro parabólico, Évora irá receber os projectos da Energena e da Martifer Energia.
Sem comentários:
Enviar um comentário