24 de setembro de 2010

Novo projecto de energia das ondas em Portugal

Investimento de 8,1 milhões de euros tem que ter localização definida até final de Novembro ou corre o risco de sair do País.

O consórcio europeu Standpoint, liderado pela irlandesa Wavebob e em que participa também o grupo português Generg, está a finalizar a escolha do local na costa portuguesa para a instalação de um conversor da energia das ondas. Segundo avançou ao DN o secretário-geral da Generg, Ricardo Jesus, a decisão terá que ser tomada até ao final de Novembro, de forma a permitir cumprir o calendário do projecto, que envolve um investimento de 8,1 milhões de euros, dos quais 5,1 milhões correspondem a fundos comunitários.

O sistema de aproveitamento energético a partir do movimento das ondas do mar que será utilizado tem por base um conversor WEC (wave energy convertor), que a Wavebob está a desenvolver há 10 anos na Irlanda e já conta com testes de mar desde 2006. "Mas a uma escala menor, e o protótipo que se pretende instalar na costa portuguesa é à escala real", explicou Ricardo Jesus, acrescentando que o objectivo é ter o equipamento na água no final de 2011, para ser testado durante um ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário