24 de setembro de 2010

Portugal poupa 100 milhões de euros em petróleo com as renováveis, diz Sócrates

José Sócrates falava na Universidade de Columbia, no Fórum Mundial de Líderes, perante uma plateia maioritariamente constituída por estudantes.

Num discurso feito em inglês, de improviso, Sócrates tinha a ouvi-lo na primeira fila da plateia o seu ex-ministro da Economia Manuel Pinho, agora professor de uma cadeira de energias renováveis naquela universidade de Nova Iorque.

Ao longo de 25 minutos, José Sócrates falou das políticas do seu Governo para a área da energia, dizendo que provaram a tese de que "é possível fazer reformas estruturais num curto espaço de tempo".

"Em 2005, Portugal era um país com uma dependência tão grande do petróleo, que este produto era responsável por 50 por cento do défice da balança comercial. Em 2009, quatro anos depois, estamos no quinto lugar do ranking mundial das energias renováveis", sustentou o líder do Executivo, adiantando que no primeiro semestre deste ano 66 por cento da eletricidade nacional "foi baseada nas renováveis".

"Passamos a exportar mais do que a importar eletricidade, acabando com um défice crónico. Ao fim destes quatro anos, na sequência da aposta nas renováveis, evitámos a importação de 100 milhões de euros em energias fósseis", acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário