3 de setembro de 2010

Engenheiro propõe substituir asfalto por células solares

O governo dos EUA está incentivando os proprietários de residências a instalarem células solares sobre as casas para aumentar as fontes de energia renovável. Mas, embora as células solares ja tenham se tornado uma visão comum no país, os telhados são realmente o melhor lugar para elas?

A New Scientist conversou com o engenheiro elétrico Scott Brusaw, de Sagle, Idaho (EUA), que acredita que a substituição do asfalto que conhecemos hoje pela célula solar é o caminho para a energia renovável. Financiado pela Administração Federal de Rodovias dos EUA, Brusaw está pesquisando as células, normalmente vistas como dispositivos frágeis, para serem reforçadas até suportarem o peso e o impacto dos caminhões e outros veículos.

"Se o projeto for bem sucedido, as recompensas serão grandes", afirmou Brusaw. Segundo dados que obteve da União Americana de Geofísica, as estradas, rodovias e estacionamentos ao ar livre representam mais de 100 mil quilômetros quadrados de superfície nos Estados Unidos. Se esse asfalto for substituído por células solares de eficiência moderada - cerca de 15% - não só gerará uma quantidade significativa de energia, mas também fornecerá uma infraestrutura para distribuir energia elétrica mais facilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário