24 de setembro de 2010

Dia com carros solares e tunas à boleia da STCP

O Porto fechou a semana europeia da mobilidade com uma disputada corrida de carrinhos movidos a energia solar. Em algumas linhas da STCP houve música.

Enquanto o avião experimental Solar Impulse realizava ontem, pela primeira vez, um voo completo sobre a Suíça, utilizando apenas energia solar, no Porto disputava-se uma competição recorrendo à mesma fonte de energia. Em concreto, tratou-se de uma corrida de pequenos carros movidos a energia solar, construídos por alunos do 7.º ao 12.º ano de liceus e colégios do Porto, disputada na Escola Secundária (ES) de Filipa de Vilhena. A competição foi lançada pela Câmara do Porto e pela agência de energia AdEPorto, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade/Dia Europeu Sem Carros.

Os grupos de alunos concorrentes receberam, cada um, um pequeno painel solar que acciona um motor, cabendo-lhes a construção dos pequenos veículos, com recurso à reciclagem de materiais, de preferência leves. A corrida de ontem esteve para se realizar no final do mês de Maio, mas a falta de sol levou ao seu adiamento. Premiou-se, então, apenas a concepção dos veículos. Neste caso venceu o protótipo Black Arrows, da ES Filipa de Vilhena. O segundo lugar foi para o Fire Blade, da ES Aurélia de Sousa, e o terceiro para o Thruster, da ES Rodrigues de Freitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário