3 de setembro de 2010

Renováveis já representam 66% da produção de electricidade

O peso das energias renováveis na produção de electricidade tem vindo a aumentar e já representa mais de metade do total consumido. Uma ambição do Governo que tem sido seguida à risca pelas empresas. A produção de energia eólica cresceu 49% no primeiro semestre deste ano em relação a 2009, atingindo uma potência instalada de 3.802 megawatts (MW) até Junho de 2010.

Segundo o relatório de Junho da Direcção Geral de Energia e Geologia, a produção de energia eléctrica, a partir de todas as fontes renováveis, "registou um acréscimo de 90% no primeiro semestre tendo em conta os números do período homólogo.

No entanto, António Sá da Costa, presidente da Associação de Energias Renováveis (Apren), relativiza o crescimento, pois "parte sempre de uma percentagem baixa". Para o responsável da Apren, o mais importante é saber que, "no final de Junho, 66% do total de energia consumida no país foi de origem renovável".

Destes 66%, cerca de 40% tem origem na energia hídrica e 20% na eólica. O que resta é proveniente de biomassa, fotovoltaico e biogás.

Sem comentários:

Enviar um comentário