24 de setembro de 2010

Protótipo de veículo eléctrico citadino “nasce” em Évora

“É um conceito novo, que parte do princípio de que um utilizador”, no trânsito, “precisa de algo parecido com uma mota.

Terá que ser um veículo estreito, mas, se tiver que conduzir um passageiro atrás, convém que este esteja confortável”, explicou à Lusa o engenheiro mecânico, Ricardo Melro.

O veículo, com duas rodas à frente e uma atrás, onde está alojado o motor eléctrico - tem uma autonomia estimada de cem quilómetros -, é um dos projectos que a UÉvora leva à feira Portugal Tecnológico, que decorre na FIL, em Lisboa, a partir de amanhã e até domingo.

O projecto de Ricardo Melro, licenciado pelo Instituto Superior Técnico (IST) e com mestrado em Gestão pela UÉvora, foi concebido, no papel, para um concurso de ideias da universidade alentejana.

Mesmo sem ganhar, o engenheiro mecânico, que tem formação na emblemática empresa automóvel italiana Pininfarina e foi responsável pelo projecto do carro super desportivo português, VINCI GT, deitou mãos à obra e construiu a viatura.

“Lembrei-me de tirar o projecto da gaveta e convidar alguns alunos do curso de Mecatrónica da universidade para participar”, referiu, sem arriscar contabilizar as “muitas horas” passadas de volta do protótipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário