As redes eléctricas europeias devem expandir-se massivamente para conseguir a integração de grandes cotas de energia renovável, revela o estudo europeu SUSPLAN. Por exemplo, em Itália a rede eléctrica deve expandir-se 170 por cento relativamente aos níveis actuais, para o ano de 2050.
O SUSPLAN está a investigar sistemas de energia em nove regiões europeias, até 2050, tendo como base quatro cenários diferentes, que permitam a integração a grande escala de fontes de energias renováveis, que superem as actuais metas estabelecidas pela União Europeia.
Se o estudo mostra a necessidade de expansão massiva para as redes eléctricas na maior parte das regiões em análise, o mesmo não se aplica às redes de gás. O aumento da eficiência energética tem marcado a redução na utilização do aquecimento e, portanto, do gás. Assim, não será necessário a expansão da rede. Em Espanha, por exemplo, a utilização de gás nas habitações está muito abaixo do que o antecipado para 2020. O mesmo se verifica na Aústria.
Sem comentários:
Enviar um comentário